Jornalista do IFSC vence Prêmio Adelmo Genro Filho

13. outubro 2021 | Escrito por | Categoria: Matérias

A jornalista do IFSC Ana Paula Lückman foi a vencedora do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo na categoria doutorado. O anúncio foi feito na última segunda-feira (11) pela  Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). A profissional foi contemplada pela tese defendida no ano passado com o título “A noção de contexto no Jornalismo: uma proposição a partir da Teoria da Complexidade”.

Ana Paula, que é jornalista do IFSC desde 2008, fez seu doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e teve como orientadora a professora Virginia Pradelina da Silveira Fonseca. A jornalista já tinha sido a vencedora do prêmio em 2014 com sua dissertação de mestrado em Jornalismo, defendida na UFSC em 2013 com o título “Contribuições do pensamento complexo para o campo epistêmico do Jornalismo”.

“É uma satisfação muito grande ter, mais uma vez, a qualidade da minha produção reconhecida pela SBPJor, que é a mais importante entidade de pesquisa em Jornalismo no Brasil”, comemora Ana Paula. “Tenho muito a agradecer ao IFSC, que me concedeu dois ciclos de afastamento, primeiro integral e depois parcial, para que eu pudesse me dedicar aos estudos durante os quatro anos do doutorado.”

A tese com a qual Ana Paula venceu o prêmio da SBPJor é um estudo teórico acerca da noção de contexto no jornalismo e tem como principal referência o sociólogo francês Edgar Morin. “Eu busco nas noções chave da teoria da complexidade referências para pensar as formas como o jornalismo ajuda as pessoas a entenderem o mundo à sua volta por meio da contextualização dos acontecimentos”, explica. “A ideia de que o jornalismo tem a contextualização como atribuição é bastante naturalizada nas teorias da área, e minha contribuição consistiu em trabalhar a noção de contexto como conceito estruturante do jornalismo, em especial no cenário das transformações ocorridas na área a partir do século 21”.

Sobre o prêmio AGF

Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo reconhece a qualidade do trabalho acadêmico realizado nas universidades ou nos centros/institutos de pesquisa, valorizando a atuação individual dos pesquisadores. Sua finalidade é identificar pesquisadores que apresentaram contribuições relevantes para o campo da pesquisa em jornalismo, de modo a construir/consolidar a identidade do nosso campo científico.

Além da categoria Doutorado, na qual a jornalista do IFSC foi a vencedora, o prêmio também é entregue nas categorias Iniciação Científica, Mestrado, Pesquisa Aplicada e Sênior.

Veja aqui a lista de todos os vencedores deste ano.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC