Dia do Servidor Público: pesquisa mostra identidade dos TAEs a partir de depoimentos

27. outubro 2021 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias

WhatsApp Image 2021-10-27 at 13.50.12Quem é o servidor técnico-administrativo nas instituições de ensino? Como esse profissional se define, qual sua identidade? Neste Dia do Servidor Público, 28 de outubro, vamos falar sobre uma pesquisa realizada pela egressa do mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), Eveline Boppre Besen Wolniewicz, que entrevistou servidores do IFSC para entender o processo de construção da identidade profissional do técnico administrativo em educação.

A dissertação “A construção da identidade profissional do técnico administrativo em educação: saindo dos bastidores da educação profissional e tecnológica” foi defendida em 2019. Eveline foi orientada pelo professor Nilo Otani, tendo a professora Marimar da Silva como coorientadora. A pesquisa foi realizada com cinco servidores do IFSC, de diversos câmpus e com funções diferentes.

Eveline é formada em Psicologia e Administração de Empresas e há 10 anos atua como servidora pública no Executivo Federal, sendo que no momento atua na UFSC, como técnica administrativa. Ela conta que, quando foi fazer a revisão bibliográfica para sua pesquisa, encontrou muito pouco material sobre o tema. Na maioria dos casos, as pesquisas no campo da educação abordam a atuação docente.

Para entender melhor a identidade dos TAEs, Eveline escolheu como método a pesquisa narrativa: “é um método em que é valorizada a experiência humana, que a gente busca  ao ouvir as histórias que os participantes nos contam. Posteriormente, o pesquisador, através da sua subjetividade, e tendo como norte sua pergunta de pesquisa, faz seu recorte de pesquisa”. Os cinco servidores escolhidos foram de setores e câmpus diferentes, com mais de 30 anos de idade e pelo menos 10 anos na instituição.

Assim, a partir dos depoimentos, a pesquisadora chegou a uma definição de técnico administrativo:

“Ser TAE é fazer parte do grande universo chamado de Instituto Federal e contribuir com o seu crescimento, atuando para tornar possível o ensino, a pesquisa e a extensão. É um profissional que forma para o trabalho. Embora muitas vezes não apareça e seja compreendido equivocadamente como um ajudante do professor ou um quebra-galho, sem ele dificilmente qualquer estabelecimento estudantil cumpre sua missão. O TAE é, portanto, um educador que presta serviço para fomentar o ensino-aprendizagem e que participa significativamente da vida dos alunos-cidadãos”.

Na pesquisa, são debatidos dimensões importantes na identidade do profissional, passando pela família, a escolarização e formação acadêmica, o trabalho propriamente dito e as políticas públicas vigentes e também a identidade no exercício de uma função de confiança, realidade de dois dos entrevistados.

A questão da invisibilidade profissional ficou bem evidente, segundo Eveline, pelo desconhecimento de que o TAE é muito mais que “o ajudante do professor”. Porém, alguns aspectos positivos foram ressaltados, como a importância dada ao atendimento ao público. “Alguns servidores relataram que acabam sendo amigos dos alunos. Uma servidora que trabalha no registro acadêmico falou que muitas vezes o aluno vem buscar o TAE ao invés do professor porque se sentem mais à vontade”, conta Eveline.

Além disso, os servidores foram confrontados com a ideia que se tem sobre o servidor público como “parasita” ou “acomodado” devido à estabilidade no emprego. A partir das respostas dos entrevistados, ficou evidente que todos buscavam por aperfeiçoamento profissional, inclusive com cursos de especialização e mestrado, este último oferecido e incentivado pelo próprio IFSC. A participação dos servidores em projetos de Extensão é outro aspecto positivo, pois “aproxima o servidor da comunidade e desperta nele um sentido e um significado maior para o seu trabalho”.

Enfim, nas conversas com os servidores, surgiram várias metáforas que definem a função: educador, coringa, formiga, amigo, elo da corrente, quebra-galho, bombeiro ou o jogador que joga em várias posições dentro de uma instituição de ensino. Independente de qual for a definição, ficou clara a importância do servidor técnico-administrativo para o desenvolvimento da educação profissional e a necessidade de sua maior valorização, tanto pela sociedade quanto ao que se refere às políticas públicas.

Exposição mostra o ambiente de trabalho

Como o ProfEPT trata-se de um mestrado profissional, Eveline precisou criar um produto associado à sua pesquisa. Para isso, realizou em 2018, durante o Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepei) realizado no Câmpus Florianópolis-Continente, uma exposição fotográfica com imagens dos locais de trabalho dos TAEs no IFSC, intitulada “O trabalho dos TAE em imagens e textos: intervenção por meio da imagem fotográfica”. Segundo Eveline, “um dos objetivos do trabalho é dar visibilidade ao trabalho do TAE, então, nada melhor que uma exposição”.

Por Carla Algeri | Jornalista do IFSC

Tags: