Dircom orienta servidores para utilizarem máscaras faciais dentro e fora do IFSC

29. outubro 2021 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

Nesta semana, a Diretoria de Comunicação do IFSC (Dircom) encaminhou orientações a todos os servidores do IFSC sobre a utilização de máscaras. Após consulta ao Comitê Técnico-Científico do IFSC, a Dircom recomenda que todos os servidores continuem utilizando máscaras faciais adequadas e bem ajustadas nas dependências da instituição, especialmente em ambientes internos e com a presença de mais de uma pessoa, considerando a necessidade de diminuir os riscos de transmissão do novo coronavírus e a segurança da comunidade acadêmica. O uso da máscara também deve ser feito para atividades externas em que os servidores estejam representando o IFSC – tais como reuniões, eventos e entrevistas para a imprensa.

-> IFSC Verifica: Por que usar máscaras PFF2 agora?

A utilização constante, correta e obrigatória de máscaras de proteção facial é determinada pela Política de Segurança Sanitária do IFSC. Conforme destaca o documento, o acesso aos câmpus, Cerfead e Reitoria “só será permitido com uso de máscara, devendo-se manter o seu uso contínuo enquanto estiver na instituição”. Todas as pessoas envolvidas no controle do acesso ao câmpus devem utilizar máscara PFF2 ou N95. O uso contínuo e obrigatório da máscara facial em reuniões presenciais também é enfatizado no documento.

-> Leia o item 7.2 da PPS que trata do uso universal de máscaras

Veja abaixo a nota da Dircom na íntegra como foi enviada a todos os servidores pela lista de e-mail institucional:

O IFSC orienta a todos os servidores que continuem utilizando máscaras faciais adequadas e bem ajustadas nas dependências da instituição, especialmente em ambientes internos e com a presença de mais de uma pessoa, considerando a necessidade de diminuir os riscos de transmissão do novo coronavírus e a segurança da comunidade acadêmica. Da mesma forma, os servidores devem solicitar que alunos e funcionários terceirizados mantenham o uso do acessório de segurança nas dependências do IFSC, prezando pela saúde de todos. Mesmo que todos estejam usando máscaras faciais nas dependências da instituição, deve-se ter atenção à manutenção da ventilação dos ambientes, com janelas e portas preferencialmente abertas.

É importante lembrar que a conduta dos servidores no respeito às normas de segurança é exemplo para nossos estudantes, que devem se sentir seguros frequentando a instituição e também incentivados a respeitar as regras.

Estamos todos fazendo o possível para um retorno seguro, e os protocolos de segurança, como o uso da máscara, se estendem também para atividades externas em que os servidores estejam representando o IFSC – tais como reuniões, eventos e entrevistas para a imprensa -, não apenas como proteção individual e coletiva, mas também como forma de contribuir para a imagem positiva do IFSC perante à sociedade.

Estamos cientes de que, com o avanço da vacinação, há uma melhora no cenário da pandemia. No entanto, conforme ainda recomenda a Organização Mundial da Saúde, destacamos a importância de mantermos protocolos de segurança que envolvem, além do uso de máscaras faciais, também a higiene constante das mãos com álcool gel ou água e sabão, evitar aglomerações e manter distanciamento físico.

Outras informações relacionadas à pandemia podem ser obtidas na página do IFSC sobre a Covid-19.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: , , , ,