Proen divulga orientações curriculares para os cursos técnicos integrados
21. dezembro 2021 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: MatériasA fragmentação do currículo decorrente da lei 13.415/2017, que implementa o novo ensino médio, motivou a equipe da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) a discutir as bases para a elaboração das diretrizes curriculares do IFSC para os cursos técnicos integrados. As recomendações resultantes das discussões – que envolveram a Diretoria de Ensino, a Assessoria para Assuntos de EJA e Ensino Médio Integrado, a Coordenadoria de Ensino Médio Integrado e a Coordenadoria de EJA – estão reunidas no documento que será disponibilizado via Sipac aos câmpus e publicado pela Proen na Intranet do IFSC e no Moodle institucional.
De acordo com a coordenadora de Ensino Médio Integrado da Proen, Ana Carolina Caridá, a lei do novo ensino médio não contempla a proposta de formação humana integral preconizada pela lei de criação dos Institutos Federais (11.892/2008), na qual a defesa da integração curricular está explícita. “Para iniciar essa discussão, estamos divulgando o documento que dará base para a elaboração das diretrizes curriculares internas do IFSC para os cursos técnicos integrados ao ensino médio. Esse percurso terá início em 2022, a partir da criação de um grupo de trabalho, a exemplo do que foi feito no Instituto Federal Catarinense”, explica a coordenadora.
A reforma do ensino médio vem sendo discutida desde 2016 e tem como marco a publicação, em 2018, da Base Nacional Comum Curricular. Ao longo do processo, houve debates no âmbito das instituições da Rede Federal e EPT sobre quais seriam os impactos dessa reorganização curricular nos cursos de educação profissional técnica integrada ao ensino médio. O Fórum de Dirigentes de Ensino do Conselho Federal das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) publicou documento com diretrizes para a oferta desses cursos, salientando a necessidade de que a lei de criação dos IFs seja seguida – ou seja mantendo a meta de 50% das matrículas da rede para os técnicos integrados.
O documento do Conif orienta também acerca da necessidade de estabelecimento de diretrizes institucionais para o ensino médio integrado, garantindo a manutenção de todos os componentes curriculares da formação básica, assegurando atividades didático-pedagógicas que articulem Ensino, Pesquisa e Extensão e uma organização curricular que privilegie a interdisciplinaridade entre os componentes curriculares e as metodologias integradoras.
As orientações curriculares foram elaboradas pela equipe da Proen com base em legislação federal relacionada, nas diretrizes indutoras do Conif e em normativas internas, como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024 e a Resolução 52/2021 do Conselho Superior (Consup).
Divulgado o documento, a Proen irá encaminhar em 2022 a constituição de grupos de trabalho para elaborar de forma coletiva as diretrizes curriculares internas para os cursos técnicos integrados.
Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC


Canal no Youtube
Perfil no Twitter
Página no Facebook
Perfil no Instagram
Página no Linked-In