Proen divulga orientações curriculares para os cursos técnicos integrados

21. dezembro 2021 | Escrito por | Categoria: Matérias

A fragmentação do currículo decorrente da lei 13.415/2017, que implementa o novo ensino médio, motivou a equipe da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) a discutir as bases para a elaboração das diretrizes curriculares do IFSC para os cursos técnicos integrados. As recomendações resultantes das discussões – que envolveram a Diretoria de Ensino, a Assessoria para Assuntos de EJA e Ensino Médio Integrado, a Coordenadoria de Ensino Médio Integrado e a Coordenadoria de EJA – estão reunidas no documento que será disponibilizado via Sipac aos câmpus e publicado pela Proen na Intranet do IFSC e no Moodle institucional.

De acordo com a coordenadora de Ensino Médio Integrado da Proen, Ana Carolina Caridá, a lei do novo ensino médio não contempla a proposta de formação humana integral preconizada pela lei de criação dos Institutos Federais (11.892/2008), na qual a defesa da integração curricular está explícita. “Para iniciar essa discussão, estamos divulgando o documento que dará base para a elaboração das diretrizes curriculares internas do IFSC para os cursos técnicos integrados ao ensino médio. Esse percurso terá início em 2022, a partir da criação de um grupo de trabalho, a exemplo do que foi feito no Instituto Federal Catarinense”, explica a coordenadora.

A reforma do ensino médio vem sendo discutida desde 2016 e tem como marco a publicação, em 2018, da Base Nacional Comum Curricular. Ao longo do processo, houve debates no âmbito das instituições da Rede Federal e EPT sobre quais seriam os impactos dessa reorganização curricular nos cursos de educação profissional técnica integrada ao ensino médio. O Fórum de Dirigentes de Ensino do Conselho Federal das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) publicou documento com diretrizes para a oferta desses cursos, salientando a necessidade de que a lei de criação dos IFs seja seguida – ou seja mantendo a meta de 50% das matrículas da rede para os técnicos integrados.

O documento do Conif orienta também acerca da necessidade de estabelecimento de diretrizes institucionais para o ensino médio integrado, garantindo a manutenção de todos os componentes curriculares da formação básica, assegurando atividades didático-pedagógicas que articulem Ensino, Pesquisa e Extensão e uma organização curricular que privilegie a interdisciplinaridade entre os componentes curriculares e as metodologias integradoras.

As orientações curriculares foram elaboradas pela equipe da Proen com base em legislação federal relacionada, nas diretrizes indutoras do Conif e em normativas internas, como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024 e a Resolução 52/2021 do Conselho Superior (Consup).

Divulgado o documento, a Proen irá encaminhar em 2022 a constituição de grupos de trabalho para elaborar de forma coletiva as diretrizes curriculares internas para os cursos técnicos integrados.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: ,