Cepe publica resolução sobre o retorno gradual ao ensino presencial

18. fevereiro 2022 | Escrito por | Categoria: Matérias

Foi aprovada na reunião ordinária do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), ocorrida no último dia 10, a resolução nº 03/2022, que estabelece orientações pedagógicas para o retorno gradual ao ensino presencial com o avanço das fases da Política de Segurança Sanitária no IFSC.

A resolução prevê a simultaneidade de existência de atividades pedagógicas totalmente presenciais, totalmente não presenciais e presenciais com atividades não presenciais (ANP). Cabe aos câmpus, de acordo com a realidade local, definir o formato mais adequado.

Alencar Migliavacca, diretor de Ensino do IFSC, explica que o documento começou a ser discutido em outubro de 2021 e tem como foco esclarecer, principalmente, dúvidas de ordem pedagógica dos câmpus. O diretor explica que a resolução foi construída de maneira coletiva, de modo a esclarecer dúvidas gerais e permitir autonomia nas decisões dos câmpus, vinculada ao avanço de fases da PSS, aos relatórios do CTC e às decisões do Conselho Superior.

Estão previstas no documento práticas de acolhimento dos estudantes sob três perspectivas: orientações sobre os cuidados sanitários, orientações sobre as dinâmicas do câmpus e também acolhimento de ordem psicossocial e de saúde. Caberá aos câmpus decidir quais os componentes curriculares serão oferecidos de forma totalmente presencial, totalmente ANP ou presencial com ANP.

A resolução prevê ainda questões práticas relacionadas aos descritivos das aulas que devem indicar a modalidade: Presencial, ANP ou Presencial com ANP, assim como o formato de registro de frequência pelo docente no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA) e sugestões para o uso dos laboratórios.

Por Coordenadoria de jornalismo do IFSC

Tags: ,