DAE lança manual de orientações para o PSAE

18. fevereiro 2022 | Escrito por | Categoria: Matérias

A Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) lançou neste mês a primeira versão do manual de orientações sobre o Programa de Segurança Alimentar do Estudante (PSAE) no ano de 2022. O material, fruto de um trabalho de meses de consulta técnica, científica e legislativa sobre o tema, tem como objetivo direcionar e sanar dúvidas quanto à operacionalização e execução técnica, administrativa e financeira do PSAE, instrumentalizando o trabalho das comissões locais de Alimentação Escolar. Dentre as orientações constam desde tópicos sobre a montagem dos kits de alimento, composição dos cardápios das escolas, cuidados na manipulação de alimentos, até o modo como a prestação de contas deve ser feita.

De maneira complementar, a DAE realizará no próximo dia 25, às 14h, uma webconferência com as comissões locais de alimentação e demais setores envolvidos para esclarecer eventuais dúvidas. Karine Albiero, nutricionista da DAE, explica que é fundamental que todos leiam na íntegra o manual antes da reunião, para que as dúvidas sobre o material possam ser esclarecidas neste momento. Karine destaca ainda que como se trata de uma primeira versão, é importante que os servidores envolvidos colaborem trazendo sugestões para qualificar o material para suas versões posteriores.

Nesta semana, os câmpus também receberam dois recursos para a operacionalização do PSAE ao longo de 2022: R$951.840,00  provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), destinado aos estudantes da educação básica (no caso do IFSC, aqueles matriculados em cursos técnicos  integrados, concomitantes e subsequentes; e R$1 milhão provenientes de recursos de complementação da fonte 2994 para atendimento da oferta universal de alimentação aos estudantes do IFSC, incluindo os de cursos superiores e FICs.

Sobre o PSAE

O Programa de Segurança Alimentar do Estudante (PSAE) do IFSC constitui-se de um conjunto de estratégias que buscam assegurar a oferta de alimentação aos estudantes, dentro de critérios de segurança alimentar e nutricional. Esse programa é composto por três planos de ação: o Plano de Ação “Alimentação Estudantil” (PAE); o Plano de Ação “Cantina Saudável”; e o Plano de Ação “Educação Alimentar e Nutricional” (EAN), sendo que o primeiro plano tem como respaldo e instância máxima de referência técnica que é o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Por Coordenadoria de jornalismo do IFSC

Tags: