Tese estabelece importância da Ergonomia já a partir da Educação

11. março 2022 | Escrito por | Categoria: Matérias

Desenvolver o Projeto Pedagógico de Curso pensando já na ergonomia do trabalho que será desempenhado futuramente. Essa foi a questão principal da tese de Doutorado “Ergon-EP: aplicação da ergonomia da atividade na concepção de cursos da Educação Profissional”, de autoria da servidora Crislaine Gruber, lotada no Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cerfead), e apresentado para o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), na Semana Pedagógica do Câmpus Diamantina, dia 4 de março. O conhecimento de Crislaine auxiliará no processo de revisão dos projetos pedagógicos daquela instituição.

A tese foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na área de Ergonomia. O trabalho foi avaliado por 25 especialistas em Ergonomia, no âmbito do Doutorado.

Crislaine, que atua na Especialização em Tecnologias para Educação Profissional e alguns cursos FIC (qualificação profissional) do Cerfead, conta que o fato de ter trabalhado no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), quando servidora da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), e depois na Pró-reitoria de Ensino (Proen), quando atuou no projeto de harmonização curricular, ajudou na escolha do tema de sua tese.

“Estamos falando de cursos técnicos, é muito importante que a gente conheça o trabalho, as profissões, converse com os trabalhadores, para conceber projetos mais autênticos, mais alinhados com o mundo do trabalho para que possamos cada vez mais preparar nossos estudantes para esse mundo do trabalho”, diz ela. No doutorado, Crislaine teve contato com a ferramenta francesa chamada Análise ergonômica do trabalho. “Essa ferramenta estabelece que para conhecer profundamente um trabalho temos que observá-lo, conversar com os trabalhadores. Hoje já temos as NRs (Normas Regulamentadoras) nas empresas brasileiras, que falam das análises ergonômicas do trabalho, como rotinas, posturas, fluxo de trabalho. Com essa experiência pensei em utilizar a ferramenta no processo de desenvolvimento de PPCs”, relata.

A Ergon-EP é uma abordagem voltada para o desenvolvimento de projetos de cursos técnicos. Crislaine fez uma adaptação da ferramenta ergonômica para ser utilizada no processo de desenvolvimento de cursos, focada na questão “Quais são os elementos que necessariamente a gente precisa olhar para fora da escola”?. Assim, ela comprova que a Ergonomia não é apenas no setor profissional. Ele começa ainda na Educação.

Ergonomia

Ciência que estuda as adaptações do trabalho para que os funcionários possam desenvolver as atividades de maneira segura e eficiente. Para isso, são considerados fatores como características físicas, fisiológicas e psicossociais dos trabalhadores e do ambiente de trabalho.

Por Graziela Braga | Jornalista do IFSC

Tags: , , ,

Os comenários não estão permitidos.