Abertas inscrições de propostas para o Programa Mulheres Sim

22. março 2022 | Escrito por | Categoria: Matérias, Oportunidades

Estão abertas até 30 de abril as inscrições de propostas ao Programa Mulheres Sim. O edital objetiva selecionar projetos, cursos e eventos de extensão para promoção da cidadania de pessoas de gênero feminino, maiores de 15 anos, em situação de vulnerabilidade social e preferencialmente sem escolaridade e pertencentes a grupos sociais vulneráveis específicos, por meio da educação profissional no ano de 2022.

O edital Mulheres SIM fomenta a execução de projetos de extensão que vão ao encontro de políticas públicas de promoção da inclusão da mulher nas dimensões educacional, econômica, social e cultural. Busca subsidiar o desenvolvimento da autonomia política, da erradicação da extrema pobreza, do combate à violência, da consolidação da cidadania feminina e do desenvolvimento sustentável, em consonância com a Missão do Planejamento Estratégico do IFSC e as diretrizes de outros órgãos de assistência social, saúde, segurança e movimentos de geração de renda.

As propostas deverão ser cadastradas e submetidas exclusivamente por meio do Sigaa-Extensão, acessível no endereço https://sigaa.ifsc.edu.br. Todas as propostas exigidas (cursos, projetos e eventos) neste Edital precisam contemplar a participação discente (protagonismo), participação da comunidade externa, demanda externa e demais detalhamentos para execução das atividades descritas no edital.

Será selecionado apenas um grupo de propostas por câmpus. E não poderão realizar submissões os câmpus que já possuem propostas contempladas no Edital 01 Proex 2020 e que executarão as atividades do programa em 2022. São eles: Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, São Carlos, São José, São Lourenço do Oeste e São Miguel do Oeste.

As propostas submetidas devem ir ao encontro das seguintes metas: disponibilizar formação e apoio na construção singular de itinerários formativos das alunas; oportunizar conhecimentos de economia solidária como política pública de geração de renda no desenvolvimento local; atuar na erradicação do trabalho infantil; contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); incentivar a disseminação das políticas de equidade de gênero, prevenção à violência contra a mulher e a superação da pobreza; disponibilizar oportunidades de geração de renda; fomentar o uso das tecnologias sociais e transferência de conhecimento; fomentar a formalização de novos projetos, programas e parcerias no âmbito da Extensão; fortalecer ações de permanência e êxito; criar produtos de extensão que deem visibilidade às atividades.

Divulgação do resultado final está agendado para ocorrer até 16 de junho próximo.

Critérios e pesos para avaliação e classificação das propostas e demais informações estão disponíveis no edital.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: , , , ,

Os comenários não estão permitidos.