Integração de Moodle e Sigaa otimiza trabalho docente em ambientes virtuais

29. março 2022 | Escrito por | Categoria: Matérias

Está disponível aos usuários do Moodle IFSC duas funcionalidades que permitem a integração da plataforma ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e otimizam o trabalho nesses ambientes virtuais.

Com a funcionalidade “exportar turmas para o Moodle”, pode-se criar automaticamente a turma no Moodle com a listagem dos professores e alunos cadastrados no Sigaa.

A funcionalidade “importar notas do Moodle” importa as notas finais geradas no Moodle para o Sigaa, sem a necessidade de cadastro manual.

De acordo com o professor Igor Thiago Marques Mendonça, do Centro de Referência em Formação e EaD (Cerfead), antes dessas soluções o docente que desejasse utilizar o Moodle precisava criar a sala diretamente na plataforma, o que exigia conhecimento das categorias desse sistema para criar a unidade curricular no local correto. “Além disso, ele precisava realizar um procedimento de inclusão dos estudantes na UC do Moodle, um processo manual e difícil. A integração resolve isso tudo a partir do clique em um botão”, salienta Igor, que participou do desenvolvimento das funcionalidades com o Departamento de Sistemas da Diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (DTIC).

Outro ponto destacado por Igor é que, antes, o processo de registro das notas do Sigaa para o Moodle era bastante moroso, pois o professor tinha que ficar com duas janelas abertas no navegador, para passar as notas de um sistema para outro manualmente. Além de agilizar o processo, essa funcionalidade elimina possíveis erros na passagem manual de notas entre os dois sistemas, de acordo com o professor do Cerfead.

Consulte o tutorial para fazer a integração entre os dois sistemas.

Por Ana Paula Lückman | Jornalista do IFSC

Tags: ,