Fórum do Ingresso organiza grupos de trabalho para orientar discussões temáticas

7. abril 2022 | Escrito por | Categoria: Matérias

O Fórum do Ingresso, constituído para qualificar os processos de ingresso no IFSC e ouvir demandas de forma mais sistematizada, organizou três grupos de trabalho para dar prosseguimento aos trabalhos: o primeiro irá tratar da matrícula, o segundo dos processos de ingresso e o terceiro, das cotas.

De acordo com a chefe do Departamento de Ingresso (Deing) e coordenadora do Fórum, Giselli Dandolini Bonassa, ficou estabelecido que os grupos de trabalho irão se reunir semanalmente, enquanto o fórum ampliado terá encontros mensais. As próximas reuniões serão em 12 de abril (GT matrículas), 19 de abril (GT processos de ingresso) e 26 de abril (GT cotas).

O grupo de trabalho que vai se debruçar sobre o tema das matrículas deve discutir a correlação dos editais de ingresso com o processo de matrícula. A implantação da matrícula on-line também será discutida nesse GT e, enquanto um sistema específico não é encaminhado institucionalmente, a ideia é melhorar os formulários que têm sido usados nos últimos processos.

O GT responsável pelo tema processos de ingresso vai analisar regulamentos e normas, limites legais para estabelecer esses processos e buscar um diagnóstico mais abrangente. “O grupo vai levantar alguns indicadores para que se avalie o perfil do estudante que entra por determinado processo e a ocupação das vagas, e a partir disso avaliar se o que temos é suficiente ou se é possível indicar processos alternativos”, detalha Giselli. “Esse GT é o que vai acabar discutindo mais diretamente políticas de acesso e ingresso”, acrescenta.

Já o GT dedicado às cotas agrega servidores que trabalham com os três públicos atendidos no IFSC: pessoas com deficiências (PCD), pretos, pardos e indígenas (PPI) e pessoas de baixa renda. Giselli esclarece que a gestão do processo de cotas tem apresentado problemas já discutidos há algum tempo na instituição, mesmo antes do Fórum do Ingresso ser constituído. Um exemplo é a dificuldade para compor as bancas de heteroidentificação. Além disso, a perspectiva é encontrar formas de trabalhar as três diferentes cotas de forma integrada, dado que atualmente há um fluxo diferenciado para cada uma.

Dúvidas ou contribuições para o Fórum de Ingresso podem ser enviadas para o e-mail ingresso@ifsc.edu.br.

Por Ana Paula Lückman | Jornalista do IFSC

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.