Diretores dos câmpus terão capacitação sobre gestão de conflitos

10. maio 2022 | Escrito por | Categoria: Gestão, Gestão de Pessoas

Estão abertas até 23 de maio as inscrições no curso “Introdução à Gestão de Conflitos”, iniciativa da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) e da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) dirigida aos diretores de câmpus.

O curso de 12 horas será ministrado por Telesmagno Neves Teles, servidor do Ministério da Economia e especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. As atividades serão a distância, realizadas entre os dias 24 e 26 de maio, no período da manhã.

De acordo com a psicóloga Luciana Ughini Goldschmidt, da Coordenadoria de Capacitação da DGP, a gestão de conflitos é uma das principais lacunas de competências entre os gestores do IFSC e há grande demanda por capacitações na área. A falta de formação específica é apontada, inclusive, como uma das causas da quantidade de processos administrativos que são abertos. “Muitos casos poderiam ser resolvidos com conversas e reuniões nos setores, sem necessariamente levar aos PADs. Claro que os conflitos existem, mas eles precisam ser bem administrados”, ressalta Luciana.

A formação com os diretores de câmpus ofertada em maio será apenas a primeira ação da DGP nessa linha. Já estão previstas, também, ofertas de cursos de gestão de conflitos voltados para os gestores da Reitoria, igualmente on-line, com 20h; e uma terceira oferta sobre esse tema reunindo as duas primeiras turmas, com 12h. Esse terceiro momento será presencial e terá foco mais prático.

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Jesué Graciliano da Silva, afirma que a necessidade de capacitação em gestão de conflitos tornou-se evidente quando a então gestão eleita fez as primeiras reuniões com os diretores, ainda no início de 2020. “Naquele momento os diretores estavam assumindo e lidando com diversos problemas relacionados à mediação de conflitos”, resgata. “Além disso, contribuiu para pensarmos essa capacitação o fato de o IFSC ter passado por um momento muito difícil em decorrência da intervenção e dos desgastes recorrentes”, acrescenta o pró-reitor.

A temática da gestão de conflitos será a primeira de uma série de formações que a DGP está programando para os gestores do IFSC. De acordo com Luciana Goldschmidt, estão previstas capacitações nas seguintes áreas: planejamento institucional e governança; princípios de gestão (visão sistêmica e tomada de decisão); gestão de equipes; qualidade de vida no trabalho; contratos e licitações; legislação no serviço público federal; e ética no serviço público.

Para se inscrever no curso “Introdução à Gestão de Conflitos”, os diretores de câmpus devem acessar a área logada do SIGRH, clicar em Capacitação -> Turmas -> Consultar abertas. Na lista, selecionar o curso e realizar a inscrição de acordo com os passos indicados pelo sistema.

Trilha de aprendizagem

Outra iniciativa da DGP para capacitar servidores na área de gestão de conflitos é o curso autoinstrucional disponibilizado no Moodle do IFSC. As inscrições podem ser feitas diretamente no ambiente virtual de aprendizagem. O conteúdo é organizado em três etapas, com carga horária total de 30 horas.

Por Ana Paula Lückman | Jornalista do IFSC

Tags:

Os comenários não estão permitidos.