Servidores podem participar do CEPSH

8. junho 2022 | Escrito por | Categoria: Informes, Matérias, Oportunidades

Servidores (técnicos administrativos e docentes) podem participar do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH) do IFSC. Basta se inscrever no banco de intenções pelo formulário de inscrições.

O servidor que atua como membro do CEPSH IFSC tem direito a carga horária de três horas semanais e realizará avaliações de projetos de pesquisa submetidos à Plataforma Brasil para apresentação e discussão nas reuniões mensais colegiadas.

Servidores de qualquer grande área do conhecimento que possuam ou não experiência podem se inscrever. Os pré-requisitos para inscrição são:

• Ser servidor do quadro efetivo e permanente do IFSC (TAEs e docentes)
  • Possuir, no mínimo, o título de mestre;
  • Ter Currículo Lattes atualizado;
  • Ter experiência em pesquisa;
  • Dispor de carga horária para analisar os projetos de pesquisa submetidos ao CEP e para participar das reuniões, sejam presenciais ou a distância.
  • Não possuir qualquer tipo de pendência em relação às Instruções Normativas e demais legislações institucionais;
  • Não estar afastado de suas funções, em tempo integral, para qualquer fim;
  • Declarar, por escrito, que possui autonomia e independência para realizar deliberações e análise de projetos e documentos no exercício do CEP, quando do aceite da sua indicação como membro.

O CEPSH

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do IFSC (CEPSH) é um colegiado interdisciplinar, com profissionais de diversas áreas, de caráter consultivo, educativo e deliberativo. Sua missão é resguardar os direitos e a dignidade dos participantes da pesquisa e contribuir para a qualidade das pesquisas desenvolvidas na instituição proponente.

A função do CEPSH é avaliar todos os projetos de pesquisa que envolvam a participação de pessoas, seja com entrevistas, grupos focais, ensaios clínicos ou outros tipos de abordagem, garantindo que os direitos desses participantes sejam respeitados no processo de construção do conhecimento científico.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: ,