IFSC terá Espaço Institucional de Mediação de Conflitos

20. junho 2022 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias

Está sendo implantado no IFSC um Espaço Institucional de Mediação de Conflitos, uma iniciativa da Ouvidoria, em conjunto com a Assessoria de Correição, a Diretoria de Gestão de Pessoas e a Pró-Reitoria de Ensino.

A ouvidora Maria Bertília Oss Giacomelli explica que, em um primeiro momento, a intenção é compor uma equipe de servidores que desenvolverá uma proposta para o Espaço Institucional de Mediação de Conflitos, sendo capacitada para também participar da implementação em todos os câmpus do IFSC e na Reitoria. Segundo Bertília, a Ouvidoria, composta por ela e pela ouvidora adjunta Juliane Bubiniack, está à frente do projeto, mas conta com os servidores para que o Espaço Institucional de Mediação de Conflitos tenha “a cara do IFSC”.

Bertília agradece os mais de 30 servidores que se disponibilizaram a atuar como mediadores. O trabalho de mediação será voluntário, com carga horária a ser definida. As atividades serão presenciais e/ou on-line, de acordo com a necessidade da equipe. Haverá capacitação para o grupo inicial e, posteriormente, para mediadores de toda a instituição. “Vamos trabalhar e acreditar em um IFSC mais humanizado e menos punitivo. Para que isso se torne realidade, com certeza vamos contar muito com a gestão atual tanto da Reitoria como dos câmpus”, destaca Bertília.

Qual a importância para servidores e estudantes terem um espaço de mediação?

• Propicia uma gestão mais eficiente, colaborativa, humanizada e inclusiva;
  • Restaura relações;
  • Estimula a cultura do diálogo, escuta, compreensão e respeito entre todos, servidores e alunos;
  • Evita situações de adoecimento;
  • Propicia entre servidores e alunos um ambiente com mais diálogo, entendimento e menos punição.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: ,