Comissão Permanente de Suporte ao Moodle sugere boas práticas para otimizar o uso do sistema

24. junho 2022 | Escrito por | Categoria: Matérias

A partir de hoje, uma vez ao mês a Comissão Permanente de Suporte ao Moodle publicará, no Link Digital, orientações sobre o uso do sistema. Confira:

Ao longo dos últimos anos estamos todos armazenando muitas informações nas nuvens da internet e muitas vezes sequer sabemos se iremos usar esses conteúdos armazenados ou não. A guarda desses arquivos gera custos para  a instituição e também alguns transtornos, entre os quais podemos citar a lentidão e o travamento no uso do Moodle institucional em alguns momentos.

Já existe uma equipe buscando alternativas para minimizar esses problemas e contribuir para que todos possam continuar usando esse espaço da forma como vem usando, mas algumas alterações nos padrões vigentes serão necessárias.

A Comissão Permanente de Suporte ao Moodle é formada por servidores do IFSC de diferentes segmentos que atuam acompanhando o funcionamento do sistema e implementando melhorias. A equipe se reúne mensalmente e uma das alterações que já estão previstas é a diminuição do tamanho dos arquivos que poderão ser carregados no ambiente Moodle.

Você que é docente pode estar se perguntando: terei que mudar minha organização didática no Moodle por conta disso? Claro que não! Mas será preciso adotar novas posturas para que o sistema tenha uma fluidez suficientemente boa, facilitando a utilização.

A comissão desenvolveu algumas orientações para otimizar a utilização do Moodle. Uma das primeiras mudanças e talvez a mais importante está na forma de inserção de documentos e vídeos na plataforma. Tais arquivos deverão ser postados na forma de links que farão a conexão entre o Moodle e o local de armazenamento do arquivo propriamente dito. Os arquivos poderão estar no Google Drive, no YouTube, na Eduplay, entre outras plataformas.

Um vídeo de alguns minutos em alta resolução chega a ocupar 200 megabytes de espaço, mas um link que direciona o aluno ao mesmo vídeo ocupa poucos bytes. Escolha uma plataforma para postar seus vídeos. Sugerimos criar um canal no YouTube com sua conta institucional. Os links dos seus vídeos poderão ser adicionados na plataforma Moodle ocupando pouquíssimo espaço.

Os arquivos de texto podem ser armazenados em um drive e de forma semelhante ao ítem anterior, criar um link a ser adicionado na plataforma. Quanto às atividades enviadas pelos alunos, em lugar de receber grandes arquivos, a comissão sugere orientar os estudantes a postar as tarefas na forma de links para os arquivos em vídeo, pdf e outros.

Nos próximos meses, a Comissão Permanente de Suporte ao Moodle divulgará mais sugestões para um novo olhar sobre esse espaço de construção do conhecimento. A CPSM conta com a sua colaboração no e-mail cpsm@ifsc.edu.br.

Por Comissão Permanente de Suporte ao Moodle

Tags: ,