Dircom e comunicadores dos câmpus discutem nova Política de Comunicação

1. julho 2022 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

Servidores do IFSC que atuam com comunicação institucional discutiram, na tarde desta sexta-feira (1), a nova edição da Política de Comunicação do IFSC, a fim da validar a primeira minuta deste processo de revisão. Essa validação é parte do processo de atualização, e busca garantir que o texto final contempla as necessidades de todos os envolvidos diretamente com a comunicação no IFSC. Além da reunião na tarde desta sexta, também está aberto o período para contribuições deste grupo até o dia 6 de julho.

Lançada em 2013, a Política foi um grande avanço para a área de Comunicação, porém passados quase dez anos, demandava atualizações para se adequar às novas tecnologias e mudanças nas formas de se comunicar.

O processo de atualização do documento, que traz princípios, diretrizes e estratégias para orientar o relacionamento do IFSC com seus públicos estratégicos, iniciou no ano passado, a partir de um grupo de trabalho composto por comunicadores da Reitoria e dos câmpus. O grupo, que posteriormente recebeu membros de outras áreas e uma representante do Conselho Superior, iniciou o trabalho com um resgate histórico das ações relacionadas à Política de Comunicação do IFSC; um diagnóstico da atual situação da comunicação no IFSC – com levantamentos com gestores e responsáveis pela comunicação; e uma consulta às políticas de comunicação de outras instituições de ensino.

A partir desse levantamento inicial foi possível rediscutir os públicos estratégicos da instituição e, então, definir os temas que seriam abordados nesta nova edição do documento, para então realizar discussões específicas sobre cada um deles. A partir das discussões foram elaborados os textos de cada capítulo, que posteriormente foram consolidados em um único documento, que compõe a primeira minuta da Política de Comunicação do IFSC – 2ª edição, revista e atualizada, que agora passa pela validação dos demais envolvidos com a comunicação na instituição.

Os próximos passos são a apresentação da minuta para os Colegiados de Ensino, Pesquisa e Extensão e para o Colégio de Dirigentes e, na sequência, a abertura da consulta pública para todos os públicos da instituição, que deve acontecer em 15 de julho. Após o período de consulta pública, a minuta será então apreciada pelo Conselho Superior do IFSC, responsável por sua aprovação.

Histórico

A Política de Comunicação do IFSC foi lançada em 2013, após processo de cerca de um ano entre as reuniões da comissão de elaboração, reuniões ampliadas para discussão de temas como os públicos estratégicos, consultas públicas para recebimento de sugestões da comunidade acadêmica e aprovação nos colegiados institucionais – Colégio de Dirigentes (Codir) e Conselho Superior (Consup). Com a aprovação pelo Consup, a Política foi formalizada institucionalmente por meio da Resolução 26/2013.

O documento é um marco na profissionalização e institucionalização da comunicação no IFSC: após sua implementação, foram viabilizadas ações como a descentralização do trabalho dos comunicadores (com a contratação de jornalistas regionalizados) e a implementação de manuais e normativas para organizar e uniformizar processos da área.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC