IFSC lança chamada interna para edital de periódicos da Fapesc

1. julho 2022 | Escrito por | Categoria: Matérias

O IFSC lançou a chamada interna para selecionar quatro periódicos que serão submetidos ao Edital de Chamada Pública Fapesc nº 21/2022 – Programa de Apoio e Incentivo à Consolidação de Periódicos Científicos. Os editores-chefes têm até o dia 11 de julho para realizarem a inscrição através deste link. Maiores informações estão disponíveis na intranet.

A chamada interna do IFSC visa selecionar até quatro periódicos por categoria:

I) Linha A: Enquadram-se nesta Linha as propostas de editoração e publicação de periódicos científicos classificados em estratos indicativos de qualidade Qualis A1 e A2.

II) Linha B: Enquadram-se nesta Linha as propostas de editoração e publicação de periódicos científicos classificados em estratos indicativos de qualidade Qualis B1 e B2.

III) Linha C: Enquadram-se nesta Linha as propostas de editoração e publicação de periódicos científicos classificados em estratos indicativos de qualidade Qualis B3 e B4.

O coordenador de Publicações do IFSC Valdeci Reis explica que entre os anos de 2020 e 2021 foram realizadas diversas reuniões com a equipe técnica da Fapesc com o objetivo de sensibilizá-los da importância do financiamento das revistas científicas. “Atualmente, os periódicos que se destacam na avaliação qualis/capes estão concentrados na região sudeste, fruto de uma robusta política de incentivo à consolidação dos periódicos colocada em curso pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo”, completa.

Segundo Valdecir, “no IFSC, a produção de ciência e tecnologia tem se consolidado nos últimos anos, e nesse processo são de grande importância as ações que divulgam essas atividades dos servidores e estudantes”. Um dos canais de divulgação é Portal de Periódico do IFSC, que neste momento hospeda três revistas científicas da instituição:

A Revista Caminho Aberto é uma publicação científica interdisciplinar, com foco em atividades de extensão de todo o território nacional. Visa a socializar as práticas educacionais desenvolvidas pelas instituições de ensino com os diversos atores da sociedade, de modo a fortalecer a integração entre a extensão, o ensino e a pesquisa.

A revista EJA em Debate nasceu da iniciativa de um grupo de pesquisadores que percebeu a necessidade de criação de um espaço para debater as questões relacionadas à educação de jovens e adultos. Nesse sentido, a revista tem por objetivo acolher, com vistas à divulgação, a produção de pesquisas na área da educação de jovens e adultos. De periodicidade semestral, os trabalhos publicados devem ser resultados de pesquisas inéditas, que possam contribuir para ampliar as discussões sobre a Educação de Jovens e Adultos.

A Revista RTC é uma publicação interdisciplinar on-line, editada pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, que visa divulgar a produção técnico-científica, estando aberta à contribuição de pesquisadores de outras entidades de ensino e pesquisa.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.