Minuto da Ética: Ética e Profissionalismo

13. julho 2022 | Escrito por | Categoria: Matérias

Comissão de Ética do IFSC publica, mensalmente, o Minuto da Ética no Link Digital. Neste mês, o tema são os 28 anos do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, fundamental para a profissionalização do serviço público.:

Ética e Profissionalismo

No mês de junho, o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal completou seu 28º aniversário. Aprovado pelo Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, o Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal representa grande avanço para a Administração Pública federal: a efetivação de uma série de medidas para a profissionalização do serviço público.

A edição da norma foi uma resposta aos anseios da sociedade e ao movimento de organismos internacionais contra corrupção, em um contexto marcado por escândalos e confusão entre interesses público e privado. Nesse cenário, era imprescindível que um elevado padrão de conduta ética fosse estabelecido e praticado.

No Decreto, encontramos informações importantes sobre o comportamento esperado no exercício da função pública. Ao introduzir a ideia de profissionalismo, a postura dos servidores é ressignificada, sendo-lhes exigido cuidado e zelo no desempenho do seu trabalho. É exatamente o descrito no inciso XIV, alínea “b”, do Código:

“XIV – São deveres fundamentais do servidor público: […]
b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, […] com o fim de evitar dano moral ao usuário.”

Pensando no dia a dia, agir com profissionalismo pode ser um verdadeiro desafio. Parece haver mais serviço que servidores, mais demandas que tempo ou recursos.

Para incentivar a Administração a buscar soluções mais eficientes e eficazes para os problemas que se propõe a enfrentar, o Código de Ética oferece a motivação e os princípios para nortear a gestão pública e a jornada dos servidores.

Tem alguma dúvida?

A Comissão de Ética está à disposição para ajudar nessa caminhada. Precisando, fale conosco. No IFSC a Comissão de Ética representa todos os câmpus e setores para questionamentos o contato é: comissão.etica@ifsc.edu.br.

Titulares:

  • William Douglas Gomes Peres
  • Celso Bergmaier
  • Diego Goltara Gomes (Presidente)

Suplentes:

  • Etianne Alves Souza de Oliveira
  • Flavia Stela de Araujo Lima Amorim
  • Marcelo Alejandro Gonzalez Muniz

Secretaria Executiva:

  • Jader Gauer
Tags: , , ,

Os comenários não estão permitidos.