7º Fórum de Bibliotecas debate inovação e padronização de processos

23. setembro 2022 | Escrito por | Categoria: Eventos, Informes, Matérias

forum-biblio2O 7º Fórum de Bibliotecas do IFSC reuniu 35 bibliotecários e servidores de bibliotecas nos dias 20 e 21 de setembro, no Miniauditório do Câmpus Florianópolis – Continente.

Foram tratados diversos temas voltados à atuação dos servidores e qualidade dos serviços das bibliotecas. Como encaminhamento, decidiu-se pela elaboração de uma carta sobre a questão patrimonial dos livros e suas implicações, como a especificidade de ser um bem que é adquirido justamente para circular, com empréstimos frequentes para fora das dependências do IFSC, com durabilidade comprometida de seu suporte e a quantidade considerável de itens por câmpus. O objetivo, segundo a coordenadora do Sistema de Bibliotecas Renata Ivone Garcia, será solicitar a criação de normativas institucionais para padronizar a atuação das bibliotecas em todos os câmpus.

No primeiro dia do encontro, foram abordados temas como a qualificação na oferta de serviços das bibliotecas e a aplicação prática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030. Ainda foram abordados aspectos da saúde mental e biblioterapia, com o intuito de fornecer aos servidores repertório de autocuidado e acolhimento inicial dos usuários da biblioteca.

A programação do segundo dia foi reservada para assuntos técnicos das rotinas das bibliotecas, com partilha, troca de experiências e comunicação da Coordenação SiBI/IFSC com os presentes. “Podemos destacar a abordagem sobre o Repositório Institucional do IFSC (RI-IFSC), que teve sua política aprovada em resolução do Cepe recentemente, troca riquíssima de experiências de colegas dos câmpus que passaram por avaliação in loco de reconhecimento de curso superior em 2022, e a discussão sobre a questão patrimonial dos livros e suas implicações”, completa Renata.

Este foi o primeiro Fórum de Bibliotecas realizado presencialmente após a pandemia de Covid-19.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.