Participe da pesquisa de percepção sobre Integridade Pública

30. setembro 2022 | Escrito por | Categoria: Governo Federal, Matérias, Reitoria

Servidores do IFSC podem participar da pesquisa sobre Integridade Pública desenvolvida e coordenada pela Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção da Controladoria-Geral da União (CGU).

A  Pesquisa de Percepção sobre Integridade Pública tem o objetivo de coletar dados acerca da percepção dos servidores públicos federais sobre o Programa de Integridade da instituição à qual o servidor está ligado e demais atividades relacionadas à integridade pública. A pesquisa é fácil e simples, com apenas 13 perguntas, levando aproximadamente dois minutos para preenchimento. Os servidores públicos podem participar até o dia 7 de novembro por este link.

A participação é anônima. Os resultados da pesquisa servirão para a avaliação da implementação dos programas de integridade e melhoria da gestão pública no governo federal.

De acordo com o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFSC, Jesué Graciliano da Silva, embora não haja nenhum um tipo de sanção caso a instituição não tenha um bom engajamento na pesquisa, é importante que os servidores respondam. “Além de permitir que a CGU tenha um panorama real da percepção sobre Integridade Pública no IFSC, a pouca participação pode ser vista como um sinal de alerta, de que instituição não faz acompanhamento sobre o tema. Como a cada ano a CGU escolhe instituições para serem auditadas quanto à questão, esse pode vir a ser um critério de seleção. Para nós, no entanto, a principal vantagem é que, a partir dos resultados, poderemos planejar melhor as ações do nosso Plano de Integridade, a gestão vai poder ver quais as prioridades e o que a comunidade pensa sobre essas questões ”, explica.

A temática da pesquisa está alinhada com a revisão do Plano de Integridade do IFSC, que existe desde 2020. O plano é uma obrigação legal com objetivo de combater vícios, fraudes e atos de corrupção nas instituições públicas federais por meio do reforço à conduta íntegra de servidores, fornecedores e cidadãos ligados às instituições.

Atualmente, o IFSC conta com uma Unidade de Gestão de Integridade (UGI) que tem como responsável o pró-reitor Jesué Graciliano da Silva. Além dele, foi formada uma equipe com multiplicadores da integridade nos câmpus.

No dia 23 de setembro, houve uma palestra com o chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Economia, Francisco Bessa, que trouxe, de maneira didática, conceitos de integridade e governança sob a ótica do serviço. O vídeo está disponível no canal de Youtube do IFSC.

Outra palestra já está prevista para outubro com o presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Rodrigo Fontenelle. Em paralelo a isso, o Plano de Integridade do IFSC está em processo de revisão.

Diversas ações já têm sido implementadas no IFSC para melhorar a conduta dos gestores e dos servidores, como capacitações sobre comunicação não violenta e gestão de conflitos e campanhas de combate ao assédio (cuja política institucional está, inclusive em votação – saiba mais aqui) e de divulgação da integridade.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Os comenários não estão permitidos.