Edital de Fluxo Contínuo da Proppi disponibiliza bolsas aos estudantes

18. outubro 2022 | Escrito por | Categoria: Matérias, Oportunidades

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) lançou o Edital 04/2022 Proppi de Fluxo Contínuo, com o objetivo de fomentar a pesquisa como princípio educativo, a iniciação científica, a iniciação ao desenvolvimento tecnológico e à inovação no IFSC, estimulando a solução de problemas reais da sociedade e a produção científica.

A novidade do edital deste ano é a disponibilização de bolsas para estudantes, com recursos do próprio IFSC e as bolsas Pibic – EM, com fomento do CNPq. Serão ofertadas 100 bolsas, sendo 50 na modalidade Pibic-EM e 50 nas modalidades Pipcit – ICJ e Pipcit – ICT.

As propostas apresentadas deverão ser constituídas por projetos de pesquisa científica, que se enquadrem como pesquisa básica ou aplicada. O edital contempla dois tipos de programas de pesquisa:

• Programa de Iniciação Científica: pesquisa acadêmica, básica em qualquer das áreas do saber, podendo ofertar as seguintes modalidades de bolsas discentes: PIBIC-EM, que oferece bolsas financiadas pelo CNPq, exclusivas a alunos do Ensino Médio, e PIPCIT-ICJ, que oferece bolsas financiadas pelo IFSC, exclusivas a alunos regularmente matriculados em cursos do IFSC.
  • Programa de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e à Inovação: pesquisas aplicadas e que busquem soluções técnicas, tecnológicas, sociais, econômicas, pedagógicas, culturais e ambientais, atendendo às necessidades da sociedade, além de sua incidência na produção e na difusão de novos conhecimentos nos processos, podendo ofertar a modalidade de bolsa discente PIPCIT-ICT, que oferece bolsas financiadas pelo IFSC, exclusivas a alunos regularmente matriculados em cursos do IFSC.

Para esclarecer dúvidas sobre o edital, a Proppi está programando um momento tira-dúvidas aos interessados.

Cronograma:

• Lançamento do edital: 16 de setembro
  • Período para impugnação do edital: 19 a 26 de setembro
  • Período de submissão: até o dia 15 de cada mês
  • Período de avaliação: entre os dias 16 e 30 de cada mês
  • Divulgação do resultado final: 1º dia útil do mês subsequente à submissão
  • Indicação dos bolsistas, se houver: a partir do dia do resultado final, até o dia 12 de cada mês
  • Período de execução dos projetos contemplados no edital: de 2 até 11 meses após a aprovação do  projeto, a depender da data de submissão
  • Data-limite para execução de projetos: até 31 de outubro de 2023Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC
Tags: ,