Minuto da Ética: Servidor Público

16. novembro 2022 | Escrito por | Categoria: Informes, Matérias

Veja mais uma edição do “Minuto da Ética”, uma publicação da Comissão de Ética do IFSC:

Servidor Público

Outubro, mês em que se comemora o Dia do Servidor Público, nos trouxe uma excelente oportunidade de refletirmos acerca do nosso papel diante do país. Prestar um serviço de qualidade vai além de atender solicitações ou desenvolver políticas e projetos. Para que um trabalho seja digno de verdadeiro reconhecimento, a conduta de quem o realiza é muito importante.

De acordo com o Decreto nº 1.171/1994, que aprova o Código de Ética do Poder Executivo Federal, 

“O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto”. 

Como se vê, na Administração Pública, os fins não justificam os meios: a conduta do agente deve observar a ética pública. Isso significa que não somente O QUE se faz é importante, mas, também, COMO isso é feito. Em outras palavras, o serviço público deve ser prestado conforme um padrão esperado, pautado nos princípios morais.

Existem pessoas que realizam seu trabalho tecnicamente de maneira correta, porém sem qualquer respeito ao próximo. Não é triste essa percepção?

Por outro lado, possivelmente você também conhece um servidor público que executa bem o seu trabalho e ainda o faz de maneira humanizada, buscando o bem comum independentemente das circunstâncias.

Pois bem, é esse segundo exemplo que devemos seguir. Nós, agentes públicos, devemos entender que fomos vocacionados a servir à nação. Nesse contexto, devemos estar imbuídos de empatia e motivados pelo interesse público a fim de que nosso trabalho tenha um reflexo positivo na imagem do serviço público perante a sociedade, conforme versa o Código de Ética:

 “A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.”

 Em outubro, tivemos a oportunidade de celebrar a existência das pessoas que dedicam seu tempo à nação. Entretanto, não é necessário esperar o ano inteiro para reconhecer o bom trabalho feito por elas. Todos os dias podemos manifestar nossa admiração a alguém que contribui positivamente com nosso país. Então, hoje, aproveitando essa importante data, que tal cumprimentar um colega pelo Dia do Servidor?

Entre em contato conosco sempre que necessário pelo canal: comissão.etica@ifsc.edu.br.

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