Dircom realiza primeiro encontro presencial após a pandemia

18. novembro 2022 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

imagem-destaque-link-encontro-comunicadoresA Diretoria de Comunicação (Dircom) realizou nos dias 17 e 18 (quinta e sexta-feira) o primeiro Encontro de Comunicadores presencial após o período de distanciamento social da pandemia de Covid-19, no Centro de Eventos do Câmpus Florianópolis – Continente.

Cerca de 40 pessoas participaram do evento, entre integrantes da Dircom, jornalistas, relações públicas, Relações Externas e demais responsáveis pela comunicação nos câmpus. Os temas do encontro foram a nova Política de Comunicação, campanhas de ingresso, capacitação para realização de formaturas, jornalismo regionalizado e capacitação sobre Linguagem Simples.

WhatsApp Image 2022-11-18 at 15.34.56 (3)O objetivo foi aproximar os profissionais de todos os câmpus para troca de experiências e novos aprendizados. “Queremos pensar a Comunicação em conjunto com as áreas da Dircom”, destaca a diretora de Comunicação Geisa Golin. Alguns dos pontos levantados pelos participantes foram a percepção do estudante como divulgador do IFSC, migração da comunicação para o mundo digital, orçamento para o setor, falta de pessoal e presença da “marca IFSC” na sociedade.

WhatsApp Image 2022-11-18 at 15.34.56 (1)O pró-reitor de Extensão e Relações Externas Valter Vander de Oliveira ressaltou o papel da Comunicação, especialmente no cenário político atual, para “explicar a importância dos Institutos Federais e defender a educação pública e de qualidade”.

No primeiro dia de encontro, o representante da agência de publicidade Engenho de Ideias, Maurício Zanella, tirou dúvidas dos comunicadores sobre a campanha de ingresso do IFSC, um dos processos mais importantes ao encargo dos profissionais de comunicação.

Já na tarde de sexta-feira, os participantes realizaram a visita guiada no Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC, um dos projetos selecionados para a mostra de experiências exitosas da Reditec 2022.

Capacitação em Linguagem Simples

Na manhã desta sexta-feira (18), os participantes do encontro e de outros setores da Reitoria participaram da capacitação sobre Linguagem Simples, ministrada pela advogada e coordenadora do Programa de Linguagem Simples do Tribunal de Contas de Santa Catarina Joseane Aparecida Corrêa e pela jornalista e coordenadora do projeto de reformulação do portal da Câmara dos Deputados Patrícia Roedel.

A Linguagem Simples é uma técnica de comunicação que tem por objetivo tornar textos e documentos mais fáceis de ler, de forma que as pessoas consigam localizar rapidamente uma informação, compreendê-la e utilizá-la. No Brasil, há um projeto de lei que torna a utilização da linguagem simples obrigatória nos órgãos públicos. Também é o nome de um movimento (Plain Language) que surgiu nos Estados Unidos na década de 40 e no Reino Unido nos anos 70. Atualmente, ele está em mais de 50 países e no Brasil é representado pela Rede de Linguagem Simples, criada em 2021.

A linguagem simples no setor público relaciona-se ao princípio da transparência: o cidadão precisa encontrar rapidamente as informações públicas, entende-las e utilizá-las facilmente. “A comunicação não é um feudo, é algo que não é só dos comunicadores, mas de todo mundo, de todos os servidores”, destaca Joseane.

Entre os dados apresentados na capacitação, destacam-se os números do alfabetismo funcional no Brasil: apenas 12% da população entre 15 e 64 anos consegue entender textos complexos. Cerca de 30% são analfabetos funcionais, ou seja, não entendem textos simples. Assim, atender esses públicos torna-se um desafio, visto que o acesso a direitos, serviços e demais informações públicas é um direito do cidadão.

Após a explicação teórica, foi realizada oficina com a aplicação prática dos conceitos e técnicas da Linguagem Simples.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: ,