Pesquisa quer colher subsídios para melhorar qualidade de vida dos servidores

29. novembro 2022 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias

A partir do primeiro semestre letivo de 2023, o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT – Resolução Consup 40/2018) do IFSC lançará sua pesquisa diagnóstica de QVT.

A diretora de Gestão de Pessoas Letícia Helena Frozin Fernandes Cruz Wiggers destaca que a Política de QVT é um preceito de gestão organizacional que prioriza e estimula a conciliação entre o bem-estar dos seus trabalhadores (servidores efetivos, temporários e substitutos, estagiários e terceirizados), o desempenho funcional e a missão institucional.

As respostas à pesquisa de QVT trará subsídios para um conjunto de ações voltadas aos objetivos de promover a vigilância em saúde e segurança; prevenção das doenças e de agravos à saúde e promoção de saúde e de bem-estar no trabalho.

Letícia explica que a Pesquisa de QVT deve ser realizada a cada três anos. No entanto, foi realizada apenas uma vez, no ano de 2017. Assim, desde a posse da nova Gestão, a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) organizou um Grupo de Trabalho em fevereiro de 2022, o qual trabalhou na reorganização do Instrumento de Pesquisa, revisando os itens e dimensões. 

Assim, o Instrumento Diagnóstico Personalizado irá avaliar sete dimensões:

  • Condições de trabalho e suporte organizacional;
  • Organização do trabalho;
  • Reconhecimento e crescimento profissional;
  • Relações socioprofissionais;
  • Sentido e significado do trabalho;
  • Trabalho e vida social;
  • Uso de tecnologia.

O formulário para a pesquisa já foi elaborado e amplamente debatido pelas instâncias pertinentes, porém, devido ao final de semestre e início das férias de boa parte dos servidores, um novo cronograma, ainda em elaboração, será transferido para o início do próximo ano. 

A ferramenta foi apresentada ao Colégio de Dirigentes (Codir) dia 3 de outubro, com todos os diretores de câmpus e pró-reitores, sob a condução da professora Elka Lima, do Departamento de Psicologia da UFSC. “Foi um momento vivencial, de duração de 2h30, no qual os gestores puderam entrar em contato com as dimensões da pesquisa a ser realizada e compreenderam a importância do diagnóstico que será realizado no IFSC”, destaca Letícia.

Também foi realizada a apresentação da nova versão do modelo da pesquisa de QVT e das dimensões que serão diagnosticadas junto aos trabalhadores no “Encontro Anual de Gestão de Pessoas” que ocorreu em Florianópolis nos dias 22 e 23 de novembro. Para Letícia, “foi um momento muito rico, com importantes discussões que evidenciaram a necessidade da instituição realizar o diagnóstico de QVT”. 

Além disso, todos os servidores do IFSC podem sugerir a inclusão de ações de QVT no planejamento anual de cada unidade (PAT) e coordenar a execução das referidas ações, conforme aprovação e priorização da comunidade.

GT – QVT/IFSC:

Letícia Helena Wiggers – Psicóloga e Diretora de Gestão de Pessoas/DGP

Milene Bobsin – Técnico em Secretariado/DGP

Milena Garcia da Silva – Psicóloga/SIASS

Silvio Aparecido da Silva – Estatístico/DGC

 Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.