IN regulariza Câmaras Temáticas do Colégio de Dirigentes

1. dezembro 2022 | Escrito por | Categoria: Gestão

Regularizar a criação de Câmaras Temáticas para assessoramento do Colégio de Dirigentes (Codir) do IFSC é o objetivo da Instrução Normativa 16/2022. Segundo o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional (Prodin) Jesué Graciliano da Silva, as Câmaras Temáticas já vinham sendo criadas de forma informal e, com a IN, a criação fica regulamentada.

Segundo a IN, serão constituídas as Câmaras Temáticas de Assuntos Acadêmicos; Relações Externas e Eventos; e Planejamento, Orçamento, Infraestrutura e TIC. Deverão ser compostas por membros do Codir e coordenadas por um pró-reitor. Devem também ter, no mínimo, um diretor-geral de cada região geográfica e um membro da gestão da Reitoria. Além disso, as Câmaras poderão solicitar participação de especialistas, quando necessário.

O pró-reitor explica que as Câmaras Temáticas podem ser chamadas e/ou criadas de acordo com a necessidade do Codir. “As câmaras têm um papel propositivo, consultivo ao próprio Colégio de Dirigentes que também é consultivo ao próprio reitor. A importância delas é qualificar o debate sobre alguns temas antes de chegarem ao próprio Codir, melhorando a proposição de ideias e ações”, completa.

A primeira Câmara Temática a se reunir é a Orçamentária. De acordo com Jesué, a instituição dessa Câmara foi realizada em razão das restrições orçamentárias do próximo ano e para fechamento do IFSC Rede e do Plano Anual de Trabalho (PAT). “Realizamos um dia e meio de debate dessa câmara para encontrar propostas. Isso seria impossível de debater em apenas uma hora em uma reunião”, afirma Jesué. Outra questão é a melhoria da articulação dos pró-reitores e diretores, que serão representados nas câmaras.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.