PDP 2023 já pode ser consultado pelos servidores

31. janeiro 2023 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Informes, Matérias

O Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) 2023 já está disponível para consulta pelos servidores no Portal de Capacitação, na Intranet. O PDP traz todas as ações de capacitação a serem desenvolvidas pelos câmpus e pela Reitoria. As ações estão divididas entre eventos de curta duração, afastamentos para pós-graduação, disciplinas isoladas de pós-graduação, ambos stricto sensu, e licença capacitação.

Antes de realizar qualquer ação de capacitação, os servidores devem consultar o PDP 2023 e verificar se a ação está contemplada, de acordo com a sua área. O servidor pode fazer a busca pela “Temática” ou pelo “Recorte da Temática” para encontrar a “Necessidade de Desenvolvimento” na qual deseja se capacitar.

O servidor, cuja ação não esteja contemplada no PDP, poderá realizá-la desde que haja uma justificativa, por exemplo, atualizar ou desenvolver novas competências de trabalho e/ou de legislação, necessidade por demanda legal, ou para atender a uma recomendação de auditoria. 

Segundo as servidoras da equipe de Capacitação e Avaliação de Desempenho, Luciana Ughini Goldschmidt e Adriana Braga Gomes, a novidade no Levantamento de Necessidades de Capacitação para 2023 foi a consulta a todos os câmpus e unidades da Reitoria, a partir dos articuladores locais do PDP, conforme novo modelo do Ministério da Economia. Assim, o número de ações de curta duração inseridas foi de 1020, afastamentos e disciplinas isoladas de pós-graduação 186 e licença capacitação 237. 

Devido ao novo modelo do PDP, de forma descentralizada, e à ampla participação dos servidores, o Plano apresenta várias propostas de capacitação semelhantes ou idênticas, o que aumentou de 304 ações de curta duração, previstas em 2022, para 1020 em 2023.  

Como é elaborado o PDP

A elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas inicia no mês de agosto, com a realização de oficinas para os articuladores locais. No mês de setembro, são levantadas as necessidades junto aos câmpus e à Reitoria, inseridas no sistema do Portal SIPEC, e enviadas para análise do Ministério da Economia. A devolutiva do PDP é realizada até 30 de novembro pelo Ministério. A equipe de Capacitação realiza a análise e os ajustes e, depois, o plano é publicado na intranet para entrar em execução, tendo validade de janeiro a dezembro de cada ano. O PDP contempla ações de capacitação com ou sem custos para o IFSC. 

A servidora Luciana destaca a participação dos servidores no processo de elaboração 2023: “Fiquei feliz com o apoio que a Capacitação recebeu de todos os colegas do IFSC. As equipes estavam super engajadas, dedicadas e responsáveis. Estou orgulhosa do profissionalismo dos câmpus e da Reitoria. A participação das equipes fez toda diferença na construção do documento.”

Como é informada a execução do PDP

No mês de janeiro, o IFSC precisa informar a execução do PDP. A equipe de Capacitação elabora os relatórios e, conta com o apoio das Coordenadorias de Gestão de Pessoas (CGPs) e da equipe de Desenvolvimento na Carreira, da DGP, para informar nas planilhas os afastamentos, disciplinas e licença capacitação realizados.

A nova proposta da equipe, a partir de 2023, é que a execução das ações de curta duração também sejam informadas durante o ano, para que todos se apropriem e possam melhorar o planejamento do próximo PDP.

Para realizar as ações de capacitação que precisam de contratação de profissionais ou de empresas, a equipe conta com o apoio das outras unidades PROAD, Compras e DOF.

Veja abaixo o resumo do Relatório da Execução do PDP 2022: 

planilha-capacitacao

 

 

 

 

A Equipe de Capacitação agradece às CGPs e aos articuladores do PDP, nos câmpus e na Reitoria, pela colaboração na elaboração do novo Plano de Desenvolvimento de Pessoas do IFSC e pede a participação de todos os servidores na execução das ações em 2023.

Por Carla Algeri Jornalista do IFSC

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.