Proen inicia atividades do Programa Permanente de Formação Pedagógica Continuada

9. fevereiro 2023 | Escrito por | Categoria: Informes, Matérias

As atividades da Semana Pedagógica Unificada 2023.1, realizada entre 1º e 3 de fevereiro, marcaram o início de um projeto mais amplo organizado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) para 2023: o Programa Permanente de Formação Pedagógica Continuada no Trabalho de Servidores e Servidoras do IFSC.

Na Semana Pedagógica, a palestra do doutor em Educação Miguel Arroyo, expoente no pensamento educacional brasileiro, foi uma das atividades de destaque. O evento contou também com discussões sobre pedagogia histórico-crítica, combate ao racismo e efeitos da pandemia de Covid-19 sobre a educação.

Idealizado pela Proen, as diretrizes do Programa Permanente de Formação Pedagógica Continuada foram definidas após consulta a servidores das coordenadorias pedagógicas dos 22 câmpus do IFSC, entre setembro de 2021 e abril de 2022. Essas conversas resultaram na constatação de que as ações formativas nessa linha são pouco frequentes.

Com o programa permanente, serão ofertados eventos de formação continuada como palestras, oficinas e rodas de conversas, entre outros, de forma presencial, on-line ou híbrida. O público-alvo envolve prioritariamente os docentes, mas também os servidores técnico-administrativos – em especial aqueles que atuam em cargos nos quais há atendimento direto a estudantes e professores.

Além do objetivo geral de criar tempos e espaços institucionais favoráveis à formação continuada dos servidores, o programa tem os objetivos específicos de: estabelecer diálogo permanente com os mais diversos atores institucionais sobre o tema formação continuada no trabalho, em especial, com as Coordenações Pedagógicas (CPs) dos câmpus e demais atores envolvidos com a questão; mapear, junto a esses atores e ao público-alvo eleito as necessidades de formação continuada; construir banco de formadores, dentre os servidores do IFSC, segundo interesses temáticos; realizar, trimestralmente, palestras, oficinas, simpósios, rodas de conversa sobre temas educacionais significativos para o desenvolvimento profissional e pessoal dos/as sujeitos/as do presente programa; articular, sempre que possível, a formação continuada com a pesquisa e com a extensão, como forma de fortalecer a indissociabilidade da tríade ensino, pesquisa e extensão; e estabelecer estratégias e instrumentos que estimulem e valorizem a participação dos/as sujeitos no presente programa de formação continuada.

De acordo com a chefe do Departamento de Formação e Práticas Educativas do Cerfead, Eliane Juraski Camillo, a próxima atividade do programa permanente irá envolver a temática Trabalho. A data ainda está sendo definida em função da agenda do convidado, o sociólogo Ricardo Antunes, da Unicamp.

Por Ana Paula Lückman | Jornalista do IFSC

Tags:

Os comenários não estão permitidos.