Programa de QVT lança pesquisa para servidores

2. março 2023 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas

O Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT – Resolução Consup 40/2018) do IFSC lançará a Pesquisa QVT no IFSC. Os questionários de avaliação estarão disponíveis na intranet no período de 7 a 19 de março.

Live de lançamento

O lançamento da pesquisa será realizado por meio de uma live em formato de roda de conversa na segunda-feira (7), das 14h às 15h, com transmissão ao vivo pelo Canal do IFSC no YouTube.

A live terá a participação da professora Elka Lima, do Departamento de Psicologia da UFSC, que participou do processo de construção do instrumento de pesquisa QVT que será utilizado no IFSC.

Serão explicadas as sete dimensões da pesquisa, de forma que os servidores compreendam a importância de cada uma. Os servidores poderão enviar perguntas por meio do chat do YouTube.

O que é a QVT no IFSC

A diretora de Gestão de Pessoas Letícia Helena Frozin Fernandes Cruz Wiggers destaca que a Política de QVT é um preceito de gestão organizacional que prioriza e estimula a conciliação entre o bem-estar dos seus trabalhadores (servidores efetivos, temporários e substitutos, estagiários e terceirizados), o desempenho funcional e a missão institucional.

As respostas à pesquisa de QVT trará subsídios para um conjunto de ações voltadas aos objetivos de promover a vigilância em saúde e segurança; prevenção das doenças e de agravos à saúde e promoção de saúde e de bem-estar no trabalho.

Letícia explica que a Pesquisa de QVT deve ser realizada a cada três anos. No entanto, foi realizada apenas uma vez, no ano de 2017. Assim, desde a posse da nova Gestão, a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) organizou um Grupo de Trabalho em fevereiro de 2022, o qual trabalhou na reorganização do Instrumento de Pesquisa, revisando os itens e dimensões.

Assim, o Instrumento Diagnóstico Personalizado irá avaliar sete dimensões:

• Condições de trabalho e suporte organizacional;
  • Organização do trabalho;
  • Reconhecimento e crescimento profissional;
  • Relações socioprofissionais;
  • Sentido e significado do trabalho;
  • Trabalho e vida social;
  • Uso de tecnologia.

A ferramenta foi apresentada ao Colégio de Dirigentes (Codir) dia 3 de outubro de 2022, com todos os diretores de câmpus e pró-reitores, sob a condução da professora Elka Lima, do Departamento de Psicologia da UFSC. “Foi um momento vivencial, de duração de 2h30, no qual os gestores puderam entrar em contato com as dimensões da pesquisa a ser realizada e compreenderam a importância do diagnóstico que será realizado no IFSC”, destaca Letícia.

Além disso, todos os servidores do IFSC podem sugerir a inclusão de ações de QVT no planejamento anual de cada unidade (PAT) e coordenar a execução das referidas ações, conforme aprovação e priorização da comunidade.

infografico_qvt

Etapas do Programa QVT

Após a aplicação dos questionários, serão realizadas as seguintes etapas do Programa QVT:

• Análise e publicização dos dados quantitativos;
  • Análise e publicização dos dados qualitativos;
  • Apreciação e atualização da política institucional de QVT;
  • Elaboração das ações (descentralizadas) contextualizadas de QVT- lembrando que todos os servidores do IFSC podem sugerir a inclusão de ações de QVT no planejamento anual de cada unidade (PAT) e coordenar a execução das referidas ações, conforme aprovação e priorização da comunidade.

QVT é tema do Mestrado ProfEPT

A secretária do Colegiado de Desenvolvimento de Pessoas (DGP) e integrante do GT QVT/IFSC Milene Bobsin concluiu o Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfePT) em agosto de 2022.

Como produto educacional do mestrado, produziu um podcast sobre o tema “Trabalho e Qualidade de Vida no IFSC”, que pode ser acessado na Plataforma Educapes.

Para saber mais, acesse também a dissertação “Gestão pública e trabalho Técnico-Administrativo em Educação: um estudo sobre o Instituto Federal de Santa Catarina”.

GT – QVT/IFSC:

Letícia Helena Wiggers – Psicóloga e Diretora de Gestão de Pessoas/DGP