Novo edital universal de pesquisa é lançado com ação afirmativa para servidoras mães

21. março 2023 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

Estão abertas até 25 de abril as inscrições para servidores que desejam cadastrar propostas de projetos de pesquisa científica, de desenvolvimento tecnológico e inovação a serem executados de setembro de 2023 a agosto de 2024. O edital 02/2023/Proppi contemplará projetos do Programa de Iniciação Científica (PIBIC/PIBIC-Af/PIPCIT-IC) e do Programa de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/ PIPCIT-IT). Uma das novidades do edital deste ano é uma ação afirmativa voltada às servidoras que se tornaram mães recentemente que tem como objetivo trazer maior equidade na avaliação das propostas.

No processo de submissão do projeto, o servidor deverá enquadrar sua proposta em apenas um dos tipos de programas de pesquisa e selecionar até duas modalidades de bolsas, dentro do programa de pesquisa pretendido. Cada proponente deverá solicitar no mínimo uma e no máximo duas bolsas discentes.

As propostas devem ser submetidas pelo coordenador do projeto pelo SIGAA – Pesquisa Para ser coordenador, é preciso ser servidor efetivo do IFSC, ou em efetivo exercício no IFSC, não ser ocupante de cargo de direção no IFSC durante o período de execução do projeto, entre outros requisitos apresentados no edital. Os bolsistas podem ser alunos regularmente matriculado em cursos do IFSC, exceto em cursos de Formação Inicial e Continuada.

A análise dos projetos será feita em duas etapas: a primeira envolve a análise documental e de adequação da proposta aos requisitos do edital (eliminatória); e a segunda foca no mérito do projeto (eliminatória e classificatória). 

Os aportes financeiros previstos envolvem até R$ 200 mil para auxílio-financeiro ao pesquisador R$ 336 mil para bolsas discentes.

Pesquisadoras mães

Além do reajuste das bolsas, uma das novidades do edital deste ano é uma ação afirmativa voltada às servidoras que se tornaram mães recentemente que tem como objetivo trazer maior equidade na avaliação das propostas. “Sabemos que a maternidade é uma condição que impacta de forma bastante significativa a produção científica e acadêmica das mulheres, não só durante a licença-maternidade em si, mas durante toda a primeira infância das crianças”, pondera a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSC Flávia Mais Moreira.

Ano passado, a diretora-geral do Câmpus Palhoça-Bilingue Eliana Cristina Bar procurou a equipe da Proppi para manifestar interesse em incluir alguma ação nesse sentido nos editais do câmpus e sugeriu que fosse feito algo para todo o IFSC. “Por entendermos que esse tipo de ação vinha ao encontro dos nossos objetivos enquanto Gestão, demos início no segundo semestre de 2022 a um estudo de práticas de equidade para servidoras-mães em outras instituições para verificarmos como poderíamos implementar nos editais da Proppi”, explica Flávia.

O resultado foi ampliar em um ano a mais a avaliação da produção acadêmica e científica no edital universal de pesquisa. Ou seja, para mulheres que comprovarem terem tirado licença-maternidade nos últimos quatro anos, o período de análise de currículo será de cinco anos – um a mais do que os demais servidores que não se enquadram nesta condição.

Esta ação também será incluída no edital PIBIC-EM, que também utiliza a análise de currículo. Para editais que não fazem essa análise, a questão da maternidade foi incluída como um critério de desempate.

-> Campo para indicar licença-maternidade no currículo lattes foi criado pelo CNPq em abril de 2021

Cronograma do edital

Acompanhe o cronograma do edital 02/2023/Proppi:

  • Live de divulgação do edital: 3 de abril – às 15h20
  • Data limite para envio das propostas: 25 de abril 
  • Divulgação do resultado parcial da 1ª etapa (análise documental): 27  de abril 
  • Prazo para envio de recursos da 1ª etapa: de 27 de abril a 2 de maio até as 12h
  • Divulgação do resultado final da 1ª etapa: 3 de maio 
  • Divulgação do resultado parcial 2ª etapa (análise de mérito): 30 de junho
  • Prazo para envio de recursos: 3 de julho
  • Divulgação do resultado final: 5 de julho 

Para informações detalhadas, acesse o edital 02/2023/Proppi.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: , , , ,

Os comenários não estão permitidos.