Cepe aprova Regulamento dos Programas e Projetos de Ensino

24. março 2023 | Escrito por | Categoria: Gestão, Informes, Matérias

O Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC (Cepe) aprovou o Regulamento dos Programas e Projetos de Ensino (Resolução Cepe 09/2023) em reunião realizada dia 9 de março de 2023. O novo regulamento cria as bases para iniciativas curriculares e extracurriculares focadas no ensino, além de servir de referência para o lançamento de editais pelos câmpus e pela reitoria, com e sem financiamento.

O Grupo de Trabalho para construção do regulamento foi criado em 2022 e coordenado pelo então diretor de Ensino, professor Alencar Migliavaca, com a colaboração dos servidores da Diren e representantes dos câmpus.

Segundo o pró-reitor de Ensino Adriano Larentes da Silva, “o regulamento dos programas e projetos de ensino é, há muito tempo, esperado em nossa instituição, porque permite o registro de inúmeras iniciativas locais e na rede que potencializam o currículo, o trabalho pedagógico, a inclusão e a permanência e êxito dos estudantes”. Na ausência de uma orientação mais geral, alguns câmpus construíram seus próprios documentos e modelos de projetos de ensino ou basearam-se em minutas não aprovadas. Faltava, porém, uma normativa mais ampla, pensada para um trabalho em rede no IFSC.

Migliavaca destaca que os projetos de ensino também fazem parte da nova proposta de organização do trabalho docente no IFSC, que está em apreciação no Conselho Superior (Consup), “o que dará isonomia no registro e na forma de contabilização na jornada de trabalho”. Segundo ele, “é importante lembrar que os programas e projetos de ensino podem ser realizados por todos os servidores do IFSC, tanto técnicos quanto docentes. Isto aproximará todos os servidores das atividades de ensino, contribuindo efetivamente para a formação de nossos estudantes”.

Sistema Acadêmico e Comitê de Ensino

A partir da aprovação do novo regulamento, duas iniciativas estão em andamento: a adequação do Sistema Acadêmico para acolher o cadastro das propostas. Para isso estão sendo feitos testes e ajustes no sistema usado pela Pró-reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex) e futuramente haverá um sistema próprio para a Proen.

Também está sendo elaborada uma chamada para a constituição de um Comitê de Ensino, algo também inédito no IFSC. Está sendo elaborado o primeiro edital piloto, que contará com recursos financeiros para a execução.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: , ,