Comitê responsável por organizar implementação da Política de Combate ao Assédio é constituído por portaria

6. abril 2023 | Escrito por | Categoria: Matérias

Foi publicada no Boletim de Serviços 68/2023 a Portaria do Reitor nº 1137, que designa o Comitê Institucional para Implantação, Monitoramento e Avaliação da Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e às Violências.

A formação do Comitê vinculado à Diretoria Executiva é prevista no artigo 12 da Resolução 01/2023 do Conselho Superior (Consup), que institui a Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e às demais Violências no IFSC.

As atribuições do Comitê, conforme definido na Política, são divulgar a existência da Política; produzir diagnóstico do enfrentamento aos assédios e violências na instituição, com relatórios bianuais; monitorar e avaliar os encaminhamentos dados às denúncias de assédios e violências e os procedimentos administrativos no âmbito do IFSC; acompanhar e contribuir com os processos formativos da comunidade acadêmica do IFSC; e apresentar relatórios de acompanhamento e avaliação à comunidade do IFSC, com vistas à transparência das informações.

Além das 11 servidoras designadas na Portaria, o Comitê deve agregar ainda servidores dos câmpus.

Prioridade

De acordo com a diretora executiva do IFSC, Andréa Martins Andujar, a gestão vê a Política como uma das questões mais importantes atualmente. “Entendemos que a implementação de políticas eficazes para combater o assédio e as formas de violência é essencial para proteger a dignidade e a segurança de todos os indivíduos. A Política aprovada e construída no IFSC, pelo coletivo – pois foi de fato feita a várias mãos – é importante porque estabelece regras claras e diretrizes para lidar com casos de assédio moral e sexual e todas as formas de violência”, considera.

Andréa destaca que a aprovação do documento e sua publicação como resolução é apenas um primeiro movimento de muitos que ainda virão. “No atual contexto, ajuda a conscientizar as pessoas sobre a gravidade desse problema”, observa, em referência à ampla discussão atual sobre violência escolar. “Por fim, a Política envia uma mensagem clara de que a violência não será tolerada. Quando é implementada de forma eficaz, ajuda a promover a paz e a harmonia nas relações. É importante que todos nós apoiemos essa política e trabalhemos juntos para criar um mundo onde o assédio e a violência não tenham lugar”, ressalta a diretora executiva do IFSC

Sobre a Política

A Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e às Violências no IFSC define atribuições e responsabilidades para a recepção e encaminhamento de denúncias de casos de assédio moral ou sexual e outras violências. Estão descritos os papeis da gestão, da etapa de acolhimento (que envolve escuta inicial e atendimento especializado), registro da denúncia, apuração e formação. Após um processo de elaboração que envolveu reuniões semanais de um grupo de trabalho multidisciplinar, pesquisa documental, escutas qualificadas com coletivos da instituição e consulta pública, o documento foi aprovado pelo Consup em 27 de fevereiro de 2023.

Formação do Comitê (Portaria 1137)

Adriana Braga Gomes – Diretoria de Gestão de Pessoas
Ana Paula Lückman – Reitoria
Andréa Martins Andujar – Diretoria Executiva
Carolina Abreu Henn de Araújo – Diretoria de Assuntos Estudantir
Eliane Juraski Camillo – Departamento de Formação
Flávia Maia Moreira – Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
Giselli Dandolini Bonassa – Departamento de Ingresso
Janaina Turcato Zanchin – Diretoria de Assuntos Estudantis
Letícia Helena Frozin Fernandes Cruz Wiggers – Diretoria de Gestão de Pessoas
Luciana Ughini Goldschmidt – Diretoria de Gestão de Pessoas
Maria Bertília Oss Giacomelli – Ouvidoria

Por Ana Paula Lückman | Jornalista do IFSC

Tags:

Os comenários não estão permitidos.