Comissão Permanente de Suporte ao Moodle dá dicas sobre backup para transição para o Moodle 4

20. abril 2023 | Escrito por | Categoria: Gestão, Informes, Matérias

A partir do segundo semestre de 2023, o Moodle do IFSC migrará para o Moodle4. O atual Moodle vem apresentando alguns problemas e, como solução,será utilizada uma versão mais completa e atualizada.

Para que os docentes possam se adaptar, o acesso ao Moodle 4 já pode ser feito utilizando-se o e-mail e senha atuais, mas a comissão destaque que esse acesso, no momento, é apenas para adaptação, uma vez que a nova versão não está em integração como o Sigaa ainda.

A migração deve ser concluída até o início do próximo semestre e, para isso, cada câmpus poderá definir a suaestratégia. Os docentes devem realizar backup dos cursos (unidades curriculares ou salas virtuais) que consideram importantes e desejem continuar usando nos próximos semestres, o que permitirá a restauração das salas inteiras.

Tutorial de como criar o backup de uma sala no Moodle IFSC

Quando iniciar o próximo semestre, cada docente abrirá sua sala virtual pelo Sigaa e poderá restaurar as salas das quais fizeram backup.

Como restaurar a sala modelo para iniciar a produção da sua unidade curricular no Moodle IFSC

O vídeo mostra como restaurar a “sala modelo”, mas no caso, será feita a restauração para duplicar a sala da qual foi feita backup, reaproveitando as estruturas existentes. Não será necessário abrir a sala manualmente no Moodle, como o vídeo mostra, apenas exportar a turma do Sigaa para o Moodle, devido à integração dos sistemas.

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail cpsm@ifsc.edu.br

Por Comissão Permanente de Suporte ao Moodle

Os comenários não estão permitidos.