Minuto da Ética: O chamado

25. abril 2023 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias

Confira mais uma publicação da Comissão de Ética do IFSC:

Longe de ser apenas o instigante título de um conhecido filme de suspense, para a ética pública a expressão “O chamado” pode designar bem a profissão dos agentes públicos. E essa não é (nem precisa ser) uma história de terror.

O Código de Ética do Poder Executivo federal afirma que os agentes públicos foram vocacionados a exercer o poder estatal, guiados pelos princípios morais (inciso I). Nesse texto, é intrigante a escolha criteriosa da palavra “vocação” para instruir como os agentes públicos devem compreender a sua profissão. Afinal, o que ela quer dizer?

“Vocação” vem do latim, Vocatio, e quer dizer “chamamento”. Essa palavra também se refere a “pessoa chamada, chamado, grito, fala”. O vocacionado é, portanto, aquele que tem inclinação natural para fazer alguma coisa, como se tivesse nascido para aquilo.

Diante disso, como agente público, você pode argumentar: “Eu não sonhei em fazer exatamente o que faço hoje. Foram as circunstâncias da vida que me trouxeram até o serviço público.”

Bem, essa colocação é bastante razoável. Talvez a sua atividade não reflita o que você entenda como a sua vocação, mas isso não deve lhe desanimar. De uma forma ou de outra, todo dia é uma nova oportunidade de abraçar com orgulho essa honrada vocação: servir ao país! Se passar a olhar o seu trabalho dessa forma, o serviço público fará mais sentido para você, conforme nos ensina o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal:

“V – O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.”

Enfim, conscientes do nosso chamado, a disposição para servir é tão clara e intrínseca, que passamos a realizar nossas atividades de forma natural, como se tivéssemos nascido para isso! São nossas atitudes que transformam nosso dia a dia e tornam o trabalho algo significativo para cada um de nós.

Não falei que essa não era uma história de terror?

Para cumprir sua jornada no serviço público da melhor forma possível, a Comissão de Ética do IFSC está à disposição a todo momento.

Caso tenha dúvida acerca das condutas esperadas dos agentes públicos entre em contato conosco pelo canal: comissão.etica@ifsc.edu.br. Estamos aqui para ajudar!

Composição:

Titulares:

  •  Celso Bergmaier
  •  Diego Goltara Gomes (Presidente)
  • Etianne Alves Souza de Oliveira

Suplentes:

  • Flavia Stela de Araujo Lima Amorim
  • Marcelo Alejandro Gonzalez Muniz
  • Kleber Ferreira da Silva

Secretaria Executiva:

  •  Jader Gauer

Permanecemos à disposição da comunidade para esclarecimentos e dúvidas sobre o tema.

Os comenários não estão permitidos.