IN 08/2023 orienta sobre como reaver materiais bibliográficos extraviados

11. maio 2023 | Escrito por | Categoria: Gestão, Informes, Notas

O IFSC publicou a IN 08/2023, que orienta as equipes das Bibliotecas do IFSC sobre como proceder em casos de não devolução, extravio, danificação, furto ou roubo de materiais bibliográficos das Bibliotecas.

A coordenadora do Sistema de Bibliotecas do IFSC Karla Viviane Garcia Moraes explica que a Instrução Normativa trata desde a abertura de um processo no Sipac, forma de contato com o usuário (aluno ou servidor), o que fazer quando o material retorna à biblioteca e quando o material não é devolvido.

O documento também como proceder na baixa patrimonial de livros, reposição de material danificado e na impossibilidade dessa reposição o pagamento de GRU no valor unitário do material danificado ou extraviado.

A IN 08/2023 é complementada com a IN 04/2023, que aprova procedimentos e o formulário do Termo de Ajustamento Patrimonial Simplificado (Taps), no âmbito do IFSC. O Taps será utilizado quando o material não for localizado no acervo.

Segundo Karla, está sendo preparado um documento único com todas as orientações sobre os serviços das bibliotecas, o Regulamento Único das Bibliotecas do SIBI. O documento foi submetido ao Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) para apreciação e deverá ser encaminhado ao Conselho Superior para aprovação.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: