Curso para servidores marca etapa para implantação do Espaço Mediação do IFSC

12. maio 2023 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias

Vinte e um servidores do IFSC participaram do “Curso Introdutório de Gestão de Conflitos no Ambiente Universitário”, nos meses de março e abril. A iniciativa é uma das etapas para a implantação do “Espaço Mediação” no IFSC.

Além dos participantes do GT Mediação, também estiveram presentes representantes dos colegiados, da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), entre outros interessados. O curso, com duração de 20 horas, foi organizado pela Coordenadoria de Capacitação da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) e Ouvidoria, e foi ministrado por profissionais da Câmara de Mediação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). As atividades foram realizadas de forma online e síncrona.

O objetivo do curso foi capacitar servidores para atuarem no “Espaço Mediação”, uma iniciativa da Ouvidoria do IFSC. Segundo a ouvidora Maria Bertilia Giacomelli, “nossa intenção é fazer a segunda etapa e conseguirmos implantar no IFSC o ‘Espaço Mediação’, com pessoas qualificadas e preparadas para poderem mediar os conflitos que ocorrem muitas vezes entre servidores, alunos, buscando uma harmonização e ótima convivência em uma instituição que busca excelência na educação”.

Um novo curso deve ser ofertado novamente, para demais interessados. A próxima etapa, segundo Bertília, será organizar o “Espaço Mediação”.

Qual a importância para servidores e estudantes terem um espaço de mediação?

• Propicia uma gestão mais eficiente, colaborativa, humanizada e inclusiva;
  • Restaura relações;
  • Estimula a cultura do diálogo, escuta, compreensão e respeito entre todos, servidores e alunos;
  • Evita situações de adoecimento;
  • Propicia entre servidores e alunos um ambiente com mais diálogo, entendimento e menos punição.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: ,