Edital seleciona programas e projetos de ensino que contribuam com a permanência e êxito

7. junho 2023 | Escrito por | Categoria: Matérias

A Diretoria de Ensino (Diren) do IFSC publicou o Edital 06/2023, de apoio a projetos de ensino que visem estimular a permanência e êxito dos estudantes e potencializar os processos de ensino e a aprendizagem, o desenvolvimento científico e cultural, a inovação e a práxis pedagógica e a integração entre áreas do conhecimento, componentes curriculares, níveis, formas e modalidades de ensino, conforme as necessidades de cada curso e com foco na formação integral dos estudantes.

As propostas devem ter aderência às seguintes áreas temáticas: tecnologias para a educação; saúde e bem-estar; direitos humanos; educação étnico-racial; educação ambiental; gênero e diversidade; cultura de paz nas escolas; educação inclusiva; cultura e educação; sociedade e trabalho; permanência e êxito; demais áreas que se relacionem às atividades de ensino e que possuam aderência ao itinerário formativo do câmpus.

As submissões devem ser feitas pelo servidor coordenador do projeto até 3 de julho, pelo Sigaa-Extensão. Os projetos serão apreciados por avaliadores ad hoc. Após a publicação do resultado preliminar e período de recursos, os projetos contemplados serão divulgados em 14 de agosto. O prazo de execução é de 16 de agosto de 2023 a 31 de janeiro de 2024.

O cronograma do edital prevê a realização de duas reuniões on-line para orientação e acompanhamento dos projetos, nos dias 14 de agosto e 4 de dezembro.

O proponente deve ser servidor efetivo do IFSC e não estar ocupando cargo de chefia ou usufruindo de afastamento, entre outros requisitos previstos no edital. As equipes executoras podem incluir outros servidores. Os estudantes integrantes das equipes devem estar regularmente matriculados no IFSC e, preferencialmente, ter Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) válido.

O edital prevê o repasse global de R$ 121 mil, distribuído para 22 propostas aprovadas. As bolsas para estudantes serão de R$ 700,00 mensais, por até cinco meses. O auxílio financeiro para os servidores poderá ser de até R$ 2 mil, em parcela única, a depender da solicitação orçamentária.

Para mais informações, consulte o Edital 06/2023 na Intranet.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC