Plano Anual de Trabalho: publicadas portarias de revisão do PAT 2023 e de elaboração do documento para 2024

15. junho 2023 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

Foram publicadas esta semana duas portarias referentes ao Plano Anual de Trabalho do IFSC, a que organiza a revisão do Plano Anual de Trabalho (PAT) 2023 e a que define as regras da elaboração e revisão do PAT 2024.

A Portaria 1735/2023 estabelece normas e procedimentos para a revisão do PAT 2023, entre elas o cronograma das ações, que inicia com os ajustes e cadastro de ações no sistema, no período de 14 de junho a 14 de julho.

Segundo o pró-reitor de Administração Aloisio Silva Junior, o planejamento visa garantir projetos e programas, segundo proposição da Gestão, aprovada pelo Colégio de Dirigentes (Codir). Alguns desses programas são:

1. Realização do Jifsc com a participação de todos os alunos;
  2. Continuidade dos editais de pesquisa e extensão propostos pela Proppi e Proex, atendendo o aumento do valor das bolsas;
  3. Continuidade do Propicie;
  4. Créditos voltados a projetos de inovação a serem administrados pelo Polo Embrapii;
  5. Atendimento às alunas com o projeto dignidade menstrual;
  6. Ampliação no atendimento das bolsas PAEVs;
  7. Possibilidade de atuação no planejamento de obras 2023 por meio de fundo de complementação;
  8. Ampliação dos créditos de todos os câmpus em relação ao orçamento de 2022;
  9. Complemento de orçamento além da distribuição da matriz Codir aos câmpus Tubarão, Garopaba, São Lourenço e Urupema.

Já a Portaria 1736/2023 tem por objetivo definir as normas para elaboração, cadastro, validação e revisão do PAT 2024 e traz a tabela com os limites orçamentários de cada câmpus e ações específicas. A elaboração, discussão e cadastro dos projetos no sistema vai até 30 de junho.

Além da nova análise sobre a distribuição orçamentária, o PAT 2024 deve prever ações organizacionais de controle, gestão e transparência. O processo terá duas novidades: utilização da Plataforma Orçamentária de Controle e Monitoramento (POCM) e a utilização do processo de planejamento anual das contratações (PAC).

Cronograma de revisão do PAT 2023

• Ajuste / Cadastro dos Projetos no Sistema – 14 de junho a 14 de julho de 2023;
  • Apreciação no Colegiado de Câmpus e Validação dos Projetos – até 21 de julho de 2023;
  • Envio de memorando com os relatórios – até 28 de julho de 2023;
  • Delegar aos responsáveis pela UGR no Sistema de Planejamento a revisão e validação do PAT 2023 – até 14 de julho de 2023.

Cronograma de elaboração do PAT 2024

• Elaboração, discussão e cadastro dos projetos no sistema – até 7 de julho de 2023
  • Análise técnica (Reitoria) – 3 a 7 de julho de 2023
  • Ajustes nos projetos (Câmpus /Reitoria) – 10 a 14 de julho de 2023