Técnicos administrativos divulgam campanha para incluir reestruturação da carreira no Plano Plurianual 2024-2027

13. julho 2023 | Escrito por | Categoria: Gestão, Gestão de Pessoas, Matérias

Técnicos administrativos das universidades e institutos federais de todo o país estão empenhados em colher votos para a proposta que reivindica a recomposição salarial e a reestruturação da Carreira dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação das Universidades e Institutos Federais (PCCTAE – Lei 11.091/2005) que está em votação na Plataforma Digital Brasil Participativo, com vistas à elaboração do Plano Plurianual 2024-2027 do governo federal. A votação ocorre até o dia 16 de julhoA proposta dos TAEs pode ser votada neste link. A votação é feita utilizando o login do Sou.Gov e qualquer pessoa pode participar.

Os autores das cinco propostas mais votadas serão convidados para apresentar suas ideias no 3° Fórum Interconselhos, a ocorrer em agosto desse ano, e estas cinco proposições mais votadas serão analisadas pelo governo e podem ser transformadas em projeto de lei e priorizadas pelo governo por serem iniciativas com respaldo popular.

Para o reitor do Instituto Federal de Santa Catarina, Maurício Gariba Júnior, a mobilização é fundamental. “A valorização dos TAEs é fundamental para o sucesso da formação na rede federal. Inclusive em alguns cargos, temos dificuldade no preenchimento de vagas em concurso porque estamos com valores bem abaixo das empresas privadas. Precisamos da mobilização de todos para mudar esse cenário”, afirmou Gariba.

Atualmente, a categoria é a que tem a menor remuneração do Executivo federal, com perdas salariais acumuladas em mais de 50%, apesar de ser uma das maiores carreiras do serviço público federal (cerca de 200 mil pessoas, entre ativos e aposentados) e lidar com uma questão estratégica para o país: a produção de conhecimento, ciência e tecnologia.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC, com informações da Universidade Federal de Pernambuco