IFSC terá três novos cursos regulares na modalidade EaD

27. julho 2023 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

O Edital de fomento à oferta de cursos regulares na modalidade EaD pelo Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cerfead) foi divulgado esta semana. Serão criados três novos cursos com a oferta de 300 novas vagas em 2024:

• Curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente ofertado pelo câmpus Gaspar, com 80 vagas e polos de apoio em Gaspar e Itajaí;
  • Curso Técnico Subsequente em Informática para Internet, ofertado pelo Câmpus Florianópolis, com 140 vagas e polos de apoio em São Carlos, São Miguel do Oeste, Joinville e Araranguá;
  • Licenciatura Pedagogia Bilíngue (Libras-Português), ofertado pelo Câmpus Palhoça-Bilíngue, com 80 vagas e polos de apoio em Jaraguá do Sul e Laguna.

Segundo o diretor do Cerfead professor Marco Antônio Neiva Koslosky apesar da experiência de mais de 20 anos do IFSC nessa modalidade educacional, grande parte das ofertas e vagas são viabilizadas com fomento externo dos programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e e-TEC Brasil, de caráter experimental e transitório.

Os tipos de curso e ofertas foram definidas entre aquelas sobre as quais já haviam debates internos consolidados e experiência acumulada na sua implementação. Para viabilizar essas atividades serão descentralizados 240 mil reais do orçamento próprio do Cerfead para fortalecimento dos NEADs dos câmpus ofertantes, proporcionalmente às novas vagas.

De acordo com Marco Antônio Neiva, esse investimento que a Pró-reitoria de Ensino (Proen) está realizando vai proporcionar em curto espaço de tempo um incremento orçamentário para os câmpus ofertantes, em decorrência das novas vagas, melhorando as condições objetivas em todas as modalidades e níveis de atuação. “Essas vagas em cursos a distância fortalecem o cumprimento da nossa missão institucional que é incluir e atender aqueles potenciais alunos que por razões diversas não tem a possibilidade ou desejo de frequentar uma oferta presencial”.

Segundo o diretor do Cerfead, para manter a qualidade dos cursos e o êxito dos estudantes, os cursos devem apresentar material didático adequado, respeitando a linguagem dialógica que caracteriza a EaD, estratégias adequadas de interação que contemplem as especificidades de comunicação dos alunos utilizando recursos de acessibilidade que contribuam para a inclusão educacional, produção e organização no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) e das atividades de estudo e avaliativas (presenciais e virtuais), desenvolvidos no semestre anterior ao início da oferta.

Necessidade de oferta da EaD

O Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024 reafirma a necessidade de incentivar e propiciar uma série de condições para a oferta de cursos EaD, com ações de formação, regulamentação, infraestrutura, especialmente tecnológica, e estruturação de equipes multidisciplinares, além de assessoramento e orientação na elaboração de Projetos Pedagógicos de Curso.

Dados da Plataforma Nilo Peçanha de 2022 mostram que o IFSC possuía sete cursos regulares na modalidade EaD, totalizando 1.159 vagas distribuídas em seis câmpus, sendo a maioria especializações e somente um de nível técnico e uma graduação, que correspondiam a 10% das vagas da Instituição, mas representavam 25% dos concluintes.

“O Cerfead está fortemente empenhado em cumprir os seus principais objetivos que são contribuir com a ampliação e consolidação da oferta formativa dos câmpus por meio da EaD em todas as regiões de Santa Catarina e qualificar os servidores para o exercício de suas atividades, através dos vários ciclos de formação em andamento. A economia de recursos proporcionada com a devolução do prédio determinada pela atual Gestão proporcionou os recursos da ordem de 400 mil reais para todas essas ações em desenvolvimento em 2023. É um novo Cerfead para novos tempos”, conclui Neiva.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: , ,