Painel traz dados dinâmicos sobre estudantes do IFSC

11. agosto 2023 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias, Reitoria

O painel visual (“dashboard”) Informações Acadêmicas, criado pela Diretoria de Estatísticas e Informações Acadêmicas (Deia), da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), é uma ferramenta que visa auxiliar gestores do IFSC na tomada de decisão. Com dados dinâmicos e da base de dados do ambiente de teste do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), ele replica dados do dia anterior relativos aos estudantes matriculados no IFSC, como quantitativo geral e por câmpus, situação da matrícula e informações socioeconômicas.

dashboard_informacoesacademicas

O painel começou a ser desenvolvido na Deia em 2021. Seu objetivo é facilitar o acesso aos dados atualizados sobre a instituição. Esses dados são dinâmicos, atualizados diariamente, e diferentes das informações da Plataforma Nilo Peçanha (PNP) – mantida pelo Ministério da Educação -, que usa números consolidados relativos ao ano anterior. “Esta ferramenta está sendo utilizada pela Deia, gestores dos câmpus e pesquisadores institucionais para o acompanhamento da vida acadêmica dos estudantes, de modo a auxiliar no planejamento de ações e projetos de prevenção e enfrentamento da evasão escolar”, informa a diretora de Estatísticas e Informações Acadêmicas, Sandra Lopes Guimarães.

Para acessar o sistema, é necessário possuir login com a extensão “@ifsc.edu.br”. Sandra destaca que o painel é de uso e divulgação internos, pois utiliza termos específicos dos sistemas do IFSC e que são melhor compreendidos pelos servidores. “Para divulgação de dados do IFSC à comunidade externa, sugerimos a Plataforma Nilo Peçanha, que passa por um processo de validação pelos atores institucionais e tem dados consolidados”, explica.

Por Felipe Silva | Jornalista do IFSC