Seminário reúne servidores da área de tecnologia da informação e comunicação de todo o IFSC

11. agosto 2023 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Lourenço do Oeste, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Eventos, Gestão, Matérias, Reitoria

Ocorreu na quinta e sexta-feira, 10 e 11 de agosto, no Câmpus São José, a edição 2023 do Seminário de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), que reúne servidores da área de TIC de todo o IFSC. O objetivo do evento é a integração entre os servidores, capacitação em novas tecnologias e compartilhamento de boas práticas entre as equipes.

setic2023 (2)O Setic abordou temas nas áreas de infraestrutura de redes e segurança de TIC. Na programação, estiveram palestras, momentos de capacitação e visita a instalações da empresa Intelbras – que atua nas áreas de telecomunicações, redes e soluções para comunicação e segurança – em São José e Palhoça.

Um dos destaques foi a palestra sobre segurança e privacidade online ministrada por João Carlos Sant’Anna Martins, oficial da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), do governo federal. O coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau (CTIC), Fábio Meincheim, ministrou capacitações sobre rede sem fio e VoIP (tecnologia que permite realizar ligações de voz por meio da internet). Outra capacitação foi sobre GLPI, uma ferramenta de gerenciamento de ativos e serviços em TIC, cujo ministrante foi Halexsandro de Freitas Sales, da empresa Verdanatech, que tem sede em Recife.

setic2023 (4)Na Intelbras, os servidores do IFSC visitaram a sede da empresa no Distrito Industrial de São José, conhecendo equipes como as de pesquisa e desenvolvimento e de suporte pré e pós-vendas, e também estiveram na central de monitoramento que a Intelbras implementou no bairro Pedra Branca, em Palhoça.

Na sexta-feira, dia 11, uma capacitação com representantes das empresas Fortinet e Oakmont encerrou o Setic. A capacitação consistiu em uma palestra sobre a ferramenta para redes que o IFSC está implantando e em atividade prática que consistiu no uso de um laboratório remoto sobre essa ferramentas. “Essa capacitação é importante para dar conhecimento as equipes de TIC das CTICs sobre a solução contratada e sua configuração para termos o melhor uso da mesma (performance)”, comenta o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do IFSC, Benoni de Oliveira Pires.

setic2023 (3)
O Setic é realizado anualmente e um dos eventos mais antigos da instituição, ocorrendo desde 2008. O diretor Benoni Pires destaca que ele foi o primeiro encontro setorial que o Instituto Federal teve e resultou no primeiro grupo de servidores formalizado em rede.

“É um evento importante porque permite a integração dos servidores e o compartilhamento de conhecimento. É o tipo de ação prática com resultados visíveis para o IFSC, como compartilhamento de soluções entre os câmpus, apoio entre as equipes para resolução de problemas comuns, entre outros”, complementa.

No total, 37 servidores da Reitoria e dos câmpus participaram do Setic 2023.

Por Felipe Silva | Jornalista do IFSC

Os comenários não estão permitidos.