“Uso de tecnologias” permeia debates no primeiro Seminário Regional sobre Qualidade de Vida no Trabalho do IFSC

11. agosto 2023 | Escrito por | Categoria: Câmpus Chapecó, Câmpus São Carlos, Câmpus São Lourenço do Oeste, Câmpus São Miguel do Oeste, Campus Xanxerê, Gestão de Pessoas

Seminário QVT Chapecó 1Representantes dos cinco câmpus da região Oeste participaram, nesta quarta-feira (09), do primeiro Seminário Regional de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) do IFSC. O momento foi conduzido por três integrantes do grupo de trabalho QVT, a psicóloga e diretora de Gestão de Pessoas, Letícia Wiggers; a técnica em secretariado Milene Bobsin; e a assistente de Administração do Câmpus Florianópolis-Continente, Franciani Maria de Souza.

Letícia iniciou contextualizando os participantes sobre a pesquisa QVT no IFSC e as normas institucionais que tratam do assunto; Milene continuou apresentando o painel de QVT do IFSC, o qual contempla os dados coletados em março deste ano por meio de 960 respostas (33,67% dos servidores da instituição). E, em seguida, Franciani apresentou um recorte dos dados focados especificamente na qualidade de vida no trabalho para pessoas com deficiência.

Seminário QVT Chapecó 2Após esta contextualização e apresentação inicial, os integrantes de cada unidade reuniram-se em separado para debater sobre os dados que competem à sua realidade. “O objetivo foi o de olhar para os piores e também melhores índices e provocar os representantes a pensar sobre o que pode ser proposto na sua realidade. Esses representantes saem com a tarefa importante de levar para o câmpus um planejamento inicial para pensar (ou continuar pensando) a qualidade de vida no trabalho”, ressaltou a diretora de Gestão de Pessoas, Letícia Wiggers.

Principais resultados da região Oeste

O seminário reuniu os câmpus Chapecó, Xanxerê, São Carlos, São Lourenço do Oeste e São Miguel do Oeste, especialmente os diretores e chefes de Departamentos, servidores de gestão de pessoas e das Comissões Internas de Saúde do Servidor Público (Cissp). Um dos principais temas do debate foi o “uso de tecnologias”, como o uso em excesso de WhatsApp para o trabalho. Ideias como ampliar o uso do chat do gmail foram apresentadas como alternativas para tentar melhorar a qualidade de vida no trabalho.

Na Região Oeste, 136 de um total de 347 servidores responderam ao questionário (39,19%). O índice de qualidade de vida no trabalho ficou em 6,75, sendo que dentro da escala de zero a 10 é considerado “Bem-estar moderado” (que vai de 6 a 8) e fica um pouco acima do 6,57 do índice de todo o IFSC.

Em todo o IFSC, cada um dos servidores teve a oportunidade de opinar durante a pesquisa sobre sete dimensões: condições de trabalho e suporte organizacional; organização do trabalho; reconhecimento e crescimento profissional; relações socioprofissionais; sentido e significado do trabalho; as novas dimensões trabalho e vida social; e uso de tecnologia.

Na região Oeste, a dimensão “Relações Socioprofissionais de Trabalho” ficou com a melhor nota (7,7), quase empatando com o “Sentido e Significado Do Trabalho” (7,6). Em terceiro lugar aparece as “Condições de Trabalho e Suporte Organizacional” (7,2), depois o “Reconhecimento e Crescimento Profissional” (6,6), a “Organização do Trabalho” (6,5), o “Trabalho e Vida Social” (6,1), e por último com a pior nota o “Uso de Tecnologia” (4,6).

Para ter acesso a todos os dados é necessário acessar o Painel QVT. É possível filtrar os resultados por câmpus, segmento (docente/tae) e também ter acesso às respostas das perguntas abertas.

Próximos seminário regionais:

Macrorregião Metropolitana: 24 de agosto, na Reitoria

Macrorregião Sul: 6 de setembro, no Câmpus Criciúma

Macrorregião Central: 13 de setembro, no Câmpus Lages

Macrorregião Norte: 19 de setembro, no Câmpus Joinville

 

Por Rafaela Menin, jornalista do IFSC

Os comenários não estão permitidos.