Professoras do IFSC participam de Encontro Nacional de Professores de Artes dos IFs

14. setembro 2023 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

enpaifAs professoras Luciana Cesconetto Fernandes da Silva, do Câmpus Joinville e articuladora dos professores de Arte do IFSC junto à Reitoria) e Sandra Albuquerque Reis Fachinelo, do Câmpus São José, participaram nesta semana do 7º Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais (ENPAIF), realizado entre 12 a 15 de setembro no Câmpus Sapucaia do Sul do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), com organização da Associação Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais e demais entidades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. (ANPAIF)

O 7º ENPAIF, com o tema “Invenção e democracia: o papel da arte nas instituições EBTT nos tempos em que vivemos”, teve como objetivo dar espaço ao diálogo sobre as diversas realidades existentes nos Institutos Federais e demais instituições da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Além disso, promoveu o encontro e o fortalecimento da categoria, por meio do compartilhamento de experiências pedagógicas e de ações de extensão e pesquisa em Arte em suas diferentes perspectivas.

“O evento é muito importante para os profissionais da área especialmente por ser um momento de saída da solidão profissional em que se encontram por termos apenas um docente da área por câmpus, na grande maioria. Esta, aliás, é uma importante luta da área: conquistar um segundo docente por campus responsável pela oferta de uma segunda linguagem”, explica a professora Luciana.
Segundo ela, ao longo desses sete anos de existência, o evento vem se consolidando como um importante momento de trocas, de estabelecimento de parcerias, de diálogos sobre ensino, pesquisa e extensão, e, principalmente, de reflexão sobre questões políticas relativas à arte nos institutos federais, visando a construção de ações integradas a nível institucional.

A professora Sandra apresentou o trabalho A botânica do IFSC São José em fotografias, desenhos e pintura.

Sobre a ANPAIF

A Associação Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais e demais entidades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. (ANPAIF) surgiu a partir de diálogos entre professores e professoras de Arte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que vinham sendo feitos desde 2017. Em julho de 2020 a ANPAIF foi oficialmente criada, obtendo seu registro no cartório. A Associação conta com docentes de instituições de todo o Brasil e se compromete com a qualidade do ensino de Arte e valorização do trabalho dos docentes que atuam na área.