Câmpus podem se inscrever para participar de projeto piloto de combate à evasão

27. setembro 2023 | Escrito por | Categoria: Matérias

A Diretoria de Estatística e Informações Acadêmicas (Deia) da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) publicou nesta quarta-feira (27 de setembro) a Chamada Pública 01/2023, que visa selecionar um câmpus do IFSC para participação no projeto de pesquisa e desenvolvimento intitulado “Sistema Inteligente para Auxílio de Ações para Redução da Evasão Escolar na Educação Profissional e Tecnológica” – especificamente no projeto piloto que utilizará o Sistema Integrado de Suporte ao Sucesso Acadêmico, conhecido como plataforma Sissa.

-> IFSC irá adotar sistema que colabora com a redução da evasão escolar

Os câmpus interessados deverão se inscrever pelo formulário on-line entre 2 e 8 de outubro. Para participar, é preciso ter Comissão Local de Acesso, Permanência e Êxito (Cape Local) designada em portaria, ser um câmpus da tipologia 70/45, ter pelo menos um curso superior e um curso técnico integrado ao ensino médio e apresentar memorial descritivo de acordo com a chamada pública.

O Sistema Inteligente para Auxílio de Ações para Redução da Evasão Escolar na Educação Profissional e Tecnológica é coordenado pelo Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e visa a pesquisa, o desenvolvimento e a experimentação de soluções computacionais preditivas capazes de mapear e prever o risco de evasão de forma customizada por estudante.

Já a plataforma Sissa objetiva apoiar o combate à evasão no ensino superior e oferece funcionalidades como: integração dos dados acadêmicos, predição de sucesso do estudante, monitoramento eficiente de indicadores, gestão do suporte ao estudante, tutoria por pares e interações mediadas por chatbot.

O projeto piloto será realizado entre o segundo semestre de 2023 e o primeiro semestre de 2025. A divulgação do resultado final do edital será em 17 de outubro.

Para mais informações, consulte a Chamada Pública 01/2023.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC