Encontro das Coordenadorias Pedagógicas promove trocas entre câmpus e encaminha criação de fórum

28. setembro 2023 | Escrito por | Categoria: Matérias

encontro_coordenadorias_pedagogicasAs equipes multiprofissionais que compõem as coordenadorias pedagógicas, departamentos de assuntos estudantis e setores correlatos dos 22 câmpus do IFSC tiveram oportunidade de dialogar e trocar experiências durante o III Encontro das Coordenadorias Pedagógicas, realizado entre 26 e 28 de setembro no Câmpus Florianópolis.

Na avaliação do pró-reitor de Ensino, Adriano Larentes da Silva, o encontro foi uma oportunidade de retomar as discussões pertinentes às CPs, que não participavam desse tipo de atividade desde 2018. “Foi um momento para se integrar, conhecer e trocar experiências com colegas de outros câmpus, perceber a realidade do ponto de vista da rede, identificando muitos problemas que são comuns a todos os câmpus. E, principalmente, construindo ponte para que a gente possa melhorar as condições de trabalho desse coletivo”, considera.

encontro_coordenadorias_pedagogicas2A partir dos debates ocorridos e da plenária final, foi encaminhada a constituição do Fórum das Coordenadorias Pedagógicas, que vai reunir equipes multiprofissionais que atuam na área. Foi definida a constituição de um grupo de trabalho que vai estruturar a proposta de organização e funcionamento desse fórum, composto por 14 servidores dos câmpus e da Reitoria. A proposição para constituição do fórum deverá ser apresentada até março de 2024.

“A criação do fórum é a grande meta para o próximo ano. Nós esperamos que isso possa dar mais institucionalidade para o trabalho das CPs, definindo encaminhamentos comuns a todos os câmpus”, afirma o pró-reitor Adriano.

Entre as discussões, enfatizou-se a importância de dar continuidade aos processos de formação continuada no trabalho, com condições objetivas para que as equipes possam participar de maneira plena durante a jornada, tendo pelo menos quatro horas semanais para essa finalidade.

encontro_coordenadorias_pedagogicas5Outros encaminhamentos foram a elaboração de uma carta de repúdio à inclusão da educação a distância (EaD) nos cursos técnicos integrados; a importância da retomada da customização do SIGAA para institucionalizar e padronizar as ferramentas de acompanhamento dos estudantes pelas CPs; a necessidade de debate com o Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) sobre o lugar dos pareceres feitos pelas CPs para projetos pedagógicos de curso; e a revisão dos documentos institucionais relacionados ao trabalho pedagógico. Foi indicada ainda a organização do IV Encontro das Coordenadorias pedagógicas do IFSC, que será realizado no segundo semestre de 2024.

Algumas atividades do III Encontro das Coordenadorias Pedagógicas foram transmitidas ao vivo pelo canal do IFSC no YouTube. Assista às gravações.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC