Professoras do IFSC publicam artigo sobre qualidade de vida dos gestores do IFSC durante a pandemia

10. outubro 2023 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias

As professoras de Administração do Câmpus Gaspar, Bárbara Sabino e Vanessa Edy Dagnoni Mondini, são as autoras da pesquisa “Qualidade de vida e os desafios dos gestores do IFSC no trabalho em tempos de isolamento social e pelo Covid-19 e home office”. O estudo foi publicado na Coletânea Universitária de Ciências Contábeis e Gestão Pública, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A pesquisa foi realizada pela professora Bárbara, durante a especialização em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), sob orientação da professora Vanessa.

O objetivo da pesquisa foi diagnosticar as facetas que interferem na Qualidade de Vida no Trabalho dos gestores do IFSC com o home office devido ao isolamento social. Para a pesquisa, realizada por e-mail, foi utilizado o formulário WHOQOL-BREF, da Organização Mundial da Saúde (OMS), que analisou quatro domínios que interferem na qualidade de vida: saúde física, estado psicológico, relações sociais e com o meio ambiente.

O período da pesquisa foi de 12 a 30 de outubro de 2020. Dos 520 servidores em cargos de gestão naquele período, 134 responderam ao questionário enviado por e-mail. Também foi traçado um perfil dos respondentes, como gênero, idade, cor/etnia e escolaridade.

O estudo verificou todos os domínios analisados em área de alerta, especialmente o que verificou o estado psicológico dos participantes. Também traz dados como impacto do home office na rotina de trabalho, busca por tratamentos de saúde e prática de atividade física. As autoras recomendam ainda realizar nova pesquisa, para detectar mudanças após a volta ao trabalho presencial.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: , ,