Comissões de Acesso, Permanência e Êxito discutem ações para combater abandono escolar

30. outubro 2023 | Escrito por | Categoria: Matérias

encontro_permanencia_1Representantes das comissões locais de Acesso, Permanência e Êxito dos câmpus do IFSC reuniram-se nos últimos dias 26 e 27 de outubro, na Reitoria, em Florianópolis, para discutir a ampliação e fortalecimento de ações institucionais que evitem a evasão e garantam o sucesso escolar dos estudantes da instituição.

Para a diretora de Estatísticas e Informações Acadêmicas da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), pedagoga Sandra Lopes Guimarães, o tema da permanência e êxito precisa ser abordado de forma estratégica. “A constituição das comissões locais é estratégica. Além disso, o Plano Estratégico de Acesso, Permanência e Êxito foi para consulta pública este ano, estamos finalizando as fórmulas dos indicadores e depois ele vai aos colegiados, para aprovação. Essas são algumas formas de pensar de forma estratégica”, disse Sandra, na abertura dos trabalhos.

O reitor Maurício Gariba Júnior evocou a visão progressista e humanista de Paulo Freire para dar as boas-vindas aos servidores participantes do encontro. “Ele acreditava que a educação não deveria ser imposta, mas sim um processo de descoberta, um diálogo entre educadores e educandos, um ato de amor e respeito mútuo. […] Vamos nos inspirar na filosofia de Paulo Freire, lembrando que a educação é um ato de liberdade, um ato que capacita os indivíduos a pensarem criticamente, a questionarem o status quo e a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades”.

encontro_permanencia_3A programação do evento contou com palestra da diretora acadêmica da Associação Brasileira de Prevenção da Evasão Escolar na Educação Básica, Profissional e Superior (Abapeve), Rosângela Fritsch, professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Também houve socialização de experiências, apresentações culturais e falas sobre o Plano Estratégico de Acesso, Permanência e Êxito e sobre a plataforma Sissa – ou Sistema Integrado de Suporte ao Sucesso Acadêmico.

Encaminhamentos

Na avaliação do pró-reitor de Ensino do IFSC, Adriano Larentes da Silva, o encontro foi fundamental para estruturar e fortalecer uma perspectiva de rede no trabalho feito pelas comissões locais de Permanência e Êxito. “Conseguimos reunir representantes das comissões locais da grande maioria dos câmpus, para fazer um primeiro momento de formação, depois um momento de compreender, trocar experiências e, por fim, um momento de planejar aquilo que vamos fazer este ano e, principalmente, a partir do próximo ano”, disse Adriano.

O pró-reitor destaca que a temática da permanência e êxito tem recebido atenção da gestão com ações como momentos de formação, a criação da Coordenadoria de Suporte à Permanência e Êxito no âmbito da Proen e outras iniciativas. A constituição das comissões locais, destaca, é parte do esforço para que se possa pensar em rede os caminhos de enfrentamento da evasão e do estímulo à permanência e êxito dos estudantes do IFSC.

A questão da evasão escolar é um tema multidimensional e multifatorial, que precisa ser compreendido levando-se em conta as realidades locais, destaca Adriano. “Cabe à instituição encontrar caminhos para fazer esse enfrentamento de maneira coletiva e colaborativa, inclusive, entre os câmpus”, salienta. Alimentação escolar, moradia estudantil, transporte escolar, entre outros, são temáticas relacionadas à permanência e êxito que também precisam ser discutidas e priorizadas, segundo o pró-reitor. Outro destaque nas conversas foi a importância de sistematizar as experiências e o trabalho que é realizado na instituição, a necessidade de reforçar a campanha atual de acompanhamento da frequência escolar e a inclusão das demandas da permanência e êxito no planejamento estratégico do IFSC.

Entre os encaminhamentos do encontro, destacam-se a criação de um e-mail por cada comissão local de permanência e êxito, usando inclusive a mesma forma de identificação; criação de um site para compartilhamento das experiências de maneira centralizada; organização de e-book em parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC), a partir da experiência do laboratório de permanência e êxito; realização de encontro virtual entre as comissões locais, em março de 2024, e novo encontro presencial no segundo semestre de 2024.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC