Semana da Biblioteca tem ações criativas em diferentes câmpus do IFSC

31. outubro 2023 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Itajaí, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Campus Xanxerê, Eventos, Matérias

De 23 a 29 de outubro, comemorou-se a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. A Semana foi instituída pelo Decreto 84.631/1980, sendo a última data consagrada ao Dia Nacional do Livro, pela Lei 5.191/1980.

Confira alguns exemplos de atividades realizadas pelas bibliotecas dos câmpus do IFSC:

Câmpus Araranguá

biblioteca-araranguaForam premiadas as três pessoas que mais realizaram empréstimos em 2023. Além disso, a primeira colocada ganhou uma viagem para a Feira do Livro de Porto Alegre, dia 30 de outubro, e ainda um auxílio de R$ 200,00 para serem utilizados com os gastos durante a viagem.

Câmpus Florianópolis – Continente

O Câmpus Florianópolis – Continente criou o “Espaço Biblioteca no Hall”, implantação do Projeto “Me leva que eu te conto” e premiação do usuário com maior número de empréstimos de livros de literatura no último ano.

biblioteca-continenteNo Hall, foi delimitado um espaço específico para a Biblioteca atuar, onde a comunidade acadêmica pôde usufruir de puffs, totem carregador de celular, bancos e frases motivacionais. Já o projeto “Me leva que eu te conto” ofertou obras doadas à Biblioteca e que não foram incorporadas ao acervo.  Também foram distribuídos materiais informativos sobre o Outubro Rosa na Biblioteca e decoração e seleção de literatura específica de Halloween.

Câmpus Itajaí

Foram realizadas ações como: Troca troca de livros de literatura; Quiz sobre o uso da biblioteca com sorteio de brindes; Oficina Elaboração de resumos para trabalhos acadêmicos; Pausa literária com o tema “Memórias da infância” (encontro de biblioterapia”); Exposição 100 anos de nascimento do escritor Fernando Sabino e Premiação para a pessoa que mais emprestou livros de literatura no último ano.

Câmpus São José

Confira as ações realizadas: Oficina de Xadrez para Iniciantes com os alunos dos cursos integrados Hanã Machado (RAC) e Esther S. Fernandes (TELE); Oficina de Marcadores de Página com Jeniffer da Silva, da Reitoria; Roda de Leitura com Rhuana de Almeida, aluna do curso de Licenciatura em Química e escritora do conto “Rotinas de uma Professora”; Roda de Conversas, com a aluna de Licenciatura em Química Bruna Chassot, a partir do trabalho de estágio desenvolvido com os alunos da 4ª fase em RAC: produção de livretos impressos; Exposição de Artes e Talentos: desenhos, fotografias, quadros, poesias, reflexões; Troca de Livros de Literatura e Prêmio Leitores do Ano 2023, com a premiação de três vencedores na categoria literatura, nos segmentos discentes, docentes e técnico-administrativos.

Câmpus São Miguel do Oeste

O tema alusivo à XI Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi “Um olhar sobre a cultura japonesa”, com atividades alusivas aos 220 anos da passagem dos japoneses por Santa Catarina. Foram realizadas exposições: origens do gato da sorte japonês (Maneki Neko); origem dos mangás, com apresentação do mangá King’s Path contando com depoimento exclusivo do autor e disposição de exemplares para empréstimo; origem dos amigurumis e mostra de exemplares.

Também foi realizada Oficina de Tsurus na biblioteca, em parceria com a professora de artes Noeli Moreira;dDistribuição de marca-páginas temático e montagem do quebra-cabeça “Osaka”. A semana foi concluída com a premiação para o maior leitor do ano, categoria estudantes.

Câmpus Xanxerê

biblioteca-xanxereSemana Nacional do Livro e da Biblioteca do Câmpus Xanxerê teve troca e doação de livros; exposição Espaçonáltica durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; Art table para passatempo; premiação para o leitor do mês, além da oficina e campeonato de xadrez.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: ,