IFSC participa de dois eventos de destaque sobre EJA

1. novembro 2023 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

No mês de outubro, estudantes e servidores participaram de dois importantes eventos sobre a Educação de Jovens e Adultos. Um deles foi o 6º Encontro Regional da EJA – Ereja Sul, em Curitiba, de 6 a 8 de outubro, e o outro foi o 6º Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) da Rede Federal de Educação, de 17 a 20 de outubro, no Rio de Janeiro(RJ).

O 6º Ereja Sul é um evento bianual, com a articulação e trabalho dos Fóruns de EJA dos três estados do Sul (SC, PR, RS). A pauta do encontro foi a realidade da Educação de Jovens e Adultos na região e, à luz do tema principal, que foi “Educação, Democracia e Participação Popular: fundamentos para uma política nacional de EJA”, foram discutidos desafios e a formulação de proposições de políticas para essa modalidade de educação. O evento é preparativo para o 18º Encontro Nacional de EJA – Eneja, que será realizado em agosto de 2024, em Belém (PA).
De Santa Catarina, foram 35 pessoas, dentre as quais, estudantes, gestores, professores, sindicalistas, representando o IFSC e as redes estadual e municipais de Educação.
O fechamento do evento foi realizado pela estudante do curso Proeja Técnico em Panificação, do Câmpus Florianópolis-Continente, Ester Santos dos Santos, que declamou um poema de autoria própria.
O IFSC também se fez presente no 6º Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja), que acontece anualmente e é organizado por um coletivo de servidores e servidoras articulados em torno da defesa e fortalecimento da EJA na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Neste ano, o encontro aconteceu no Rio de Janeiro e teve como tema “Esperançar é verbo na EJA-EPT: ampliar e consolidar”.
A delegação do IFSC contou com 14 pessoas – 10 delas apresentaram trabalhos, cujos debates permitiram reflexões fundamentais sobre a EJA no contexto da EPT, assim como trocas e contatos com outros Institutos Federais do país, o que engrandece muito a rede de apoio, de diálogo, e fortalece o grupo comprometido com a educação pública e de qualidade para a EJA. Os debates ocorridos nos dois encontros resultaram em documentos de compromisso com a Educação de Jovens e Adultos.
Como resultado destes dois eventos, foram produzidas duas cartas, que reafirmam a necessidade de construção de uma política efetiva de educação de jovens e adultos, o fortalecimento dos Fóruns de EJA como instrumento político e democrático em defesa do direito à educação, a necessidade de aprimoramento dos currículos a fim de considerar a realidade dos trabalhadores-estudantes da EJA, a garantia de recursos financeiros adequados para a EJA, assistência estudantil, dentre outras demandas. As cartas poderão ser acessadas em breve no site do Fórum de EJA de Santa Catarina.

“Esses encontros são importantes momentos de aprendizados e de fortalecimento da educação de jovens e adultos e da EJA-EPT na Rede Federal de Educação e as cartas produzidas durante os encontros reafirmam a defesa de uma política efetiva de EJA, para além de programas pontuais, que garanta as condições necessárias para que os estudantes que são, acima de tudo trabalhadores, tenham garantidos seu direito à educação de qualidade. Também são espaços importantes de participação estudantil e de fortalecimento do sentimento de pertencimento à instituição, para os estudantes da EJA, pois em decorrência da participação dos estudantes no 6º Ereja Sul, vários deles têm se mobilizado para fazer parte do Fórum de EJA de SC”, afirma Ivanir Ribeiro, chefe do Departamento de EJA e Ensino Técnico Integrado do IFSC.

Para Mariana Guerino, coordenadora do Projeto EJA-EPT, “os encontros, além de reforçar nosso comprometimento com as especificidades da EJA-EPT, nos animam, em razão de seu caráter coletivo e democrático, além da dinâmica de aprendizados e aprimoramentos para projetos já existentes e também futuros. Foi possível, além disso, estreitar laços com a própria equipe do IFSC, e com pessoas vinculadas a outros Institutos Federais, que, de outra forma, seria improvável nos encontrarmos presencialmente e refletirmos juntos sobre os rumos da efetivação dos direitos dos estudantes da EJA-EPT. O saldo dos encontros se expressará no enriquecimento do nosso próprio trabalho diário com a EJA no IFSC.”

Por Coordenadoria de Jornalismo, com colaboração de Ivanir Ribeiro.