Seminário no Câmpus Jonville encerra ciclo de debates sobre a pesquisa QVT
1. novembro 2023 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Gestão de Pessoas, MatériasO 5º Seminário de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) do IFSC foi realizado na quinta-feira (26), no auditório do Câmpus Joinville, encerrando o ciclo de debates sobre a pesquisa QVT no IFSC. Participaram representantes dos câmpus da região Norte (Joinville, Jaraguá do Sul – Rau, Jaraguá do Sul – Centro, Gaspar e Itajaí).
A diretora de Gestão de Pessoas Letícia Wiggers e a servidora da DGP, Milene Bobsin, apresentaram os principais resultados, o histórico e a metodologia da pesquisa e exemplos de promoção de QVT existentes no IFSC.
O coordenador pedagógico do Câmpus Joinville, Raphael Henrique Travia, fez uma apresentação de dados da pesquisa sobre servidores com deficiência. O olhar atento às políticas de inclusão e direitos dos servidores PCDs é um dos alicerces das discussões que foram desenvolvidas nos seminários.
Os “Seminários Regionais de QVT” foram realizados nas macrorregiões, com objetivo de discutir os dados da pesquisa de forma geral e de forma específica por câmpus e, assim, iniciar a elaboração de ações e programas de QVT locais. A tarefa nos seminários foi analisar de forma coletiva e dialogada os itens mais críticos e atentar para a importância dos fatores protetivos (os que tiveram índices altos de pontuação).
Outro importante encaminhamento foi a reativação do protagonismo das Comissões Internas de Saúde do Servidor Público (CISSPs) no IFSC, que possuem a atribuição de propor ações voltadas à promoção da saúde e à humanização do trabalho. As CISSPs terão o papel de monitoramento das condições de trabalho nos câmpus e de articulação com a Reitoria por meio da Coordenadoria de Atenção à Saúde e QVT, criada neste ano para prosseguimento da política de QVT no IFSC.
Finalizado o ciclo dos seminários nas suas cinco edições (oeste, sul, central, norte e Grande Fpolis) em outubro de 2023, há a previsão anual de novos seminários para monitoramento das ações e programas. Também espera-se realizar a nova pesquisa dentro do ciclo de três anos, promovendo um processo de desenvolvimento e mudança de Cultura Organizacional.
Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC